Liberação do consignado do Auxílio Brasil começa hoje (10/10); veja como solicitar
Nesta segunda-feira (10), o governo federal anuncia oficialmente o processo de solicitação de empréstimo consignado para usuários do Auxílio Brasil.
Membros do Ministério da Cidadania anunciaram a data de lançamento na semana passada. Um regulamento com detalhes finais do empréstimo para os beneficiários já foi publicado na pasta.
O ministério explica que todos os usuários participantes do programa Auxílio Brasil podem solicitar empréstimo. Não importa se o cidadão tem alguma dívida em seu nome. Da mesma forma, lembre-se de que ninguém é obrigado a enviar uma inscrição. A decisão final deve sempre caber ao beneficiário.
No texto que regulamenta o empréstimo, o Ministério da Cidadania indica ainda que as transferências terão um limite de juros de 3,5% ao mês.
Segundo os economistas, isso equivale a 50% de juros ao ano. Este é um limite superior ao que se vê na média do mercado hoje. De qualquer forma, algumas instituições financeiras podem oferecer opções mais vantajosas.
Os limites
Além disso, de acordo com o ministério, há também um desconto mensal no parcelamento. O banco só pode deduzir até 40% do valor mensal do benefício.
O nível básico do Auxílio Brasil utilizado na folha de pagamento é de R$ 400. Assim, qualquer pessoa que apresente uma reclamação pode receber um desconto de até R$ 160 por mês por um período máximo de dois anos.
Assim que o cidadão se inscrever e for aprovado pelo banco, o dinheiro será depositado na mesma conta onde a pessoa recebe o Auxílio Brasil.
Você não precisa esperar até que seu benefício seja pago. Segundo informações do Ministério, o saldo é creditado na conta em até dois dias úteis após a aprovação oficial do empréstimo.
Lista de bancos
Na semana passada, o Ministério da Cidadania divulgou a lista de 12 bancos habilitados a oferecer o empréstimo Auxílio Brasil.
Veja abaixo:
- Caixa Econômica Federal;
- Banco Agibank S/A Banco;
- Crefisa S/A;
- Banco Daycoval S/A;
- Banco Pan S/A;
- Banco Safra S/A;
- Capital Consig Sociedade de Crédito Direto S/A;
- Facta Financeira S/A Crédito Financiamento e Investimento;
- Pintos S/A Créditos;
- QI Sociedade de Crédito Direto S/A;
- Valor Sociedade de Crédito Direto S/A;
- Zema Crédito, Financiamento e Investimento S/A.
Alguns dos maiores bancos do país não estão listados acima. Itaú, Bradesco e Santander se recusaram a operar essa linha. Concluindo, disseram que não seria positivo liberar crédito para o público do Auxílio Brasil.
Como funciona o consignado
Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estão naturalmente mais acostumados ao sistema salarial. Para eles, basta o dinheiro, que é devolvido por meio de descontos mensais na aposentadoria.
Para os usuários do Auxílio Brasil, o sistema não é exceção. O cidadão participante do programa poderá reivindicar o dinheiro e, logo após, terá que pagar o valor das parcelas do programa social na forma de descontos mensais.