×

Liberado novo abono PIS, seguro-desemprego e benefícios do INSS

como solicitar saque FGTS

Liberado novo abono PIS, seguro-desemprego e benefícios do INSS

O salário mínimo em 2022 será de R $ 1.212, aumento de 10,18% provocado pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), índice usado para medir a evolução da inflação em um país e usado como base de cálculo para reajustar o piso nacional .

O salário mínimo, porém, serve de referência para o reajuste de diversos benefícios, como o abono do PIS / Pasep e até o valor do seguro-desemprego. É por isso que hoje vamos verificar os novos valores de benefícios para o próximo ano, que já está à porta!

Valor do abono PIS/Pasep

O abono salarial PIS / Pasep é aplicável aos trabalhadores do setor privado e aos servidores públicos com carteira assinada.

Com o restabelecimento do salário mínimo, as gratificações salariais serão reajustadas a cada ano. Com isso, o novo valor do PIS / Pasep em 2022 será de R $ 1.212.

Vale lembrar que para receber o abono integral, ou seja, o salário mínimo, é necessário trabalhar 12 meses do ano base.

Por outro lado, trabalhadores e servidores públicos com menor jornada de trabalho recebem benefícios proporcionais ao número de meses trabalhados.

Para verificar o valor exato recebido é simples, basta dividir 1.212 reais por 12 (12 meses do ano) e multiplicar pelo número de meses trabalhados no ano base.

Vale lembrar que para receber abono salarial é necessário estar cadastrado no PIS / Pasep há pelo menos 5 anos, receber salário médio mensal de até dois salários mínimos e ter trabalhado na base pelo menos um mês por ano.

Valor do seguro-desemprego

O valor mínimo do seguro-desemprego também será reajustado para 1.212 reais, pois a legislação federal determina que nenhum beneficiário pode receber valor inferior a um salário mínimo.

O cálculo do seguro-desemprego leva em consideração a média dos últimos três salários dos trabalhadores.

Portanto, muitos trabalhadores conseguem obter benefícios acima do mínimo. Vale lembrar que o teto do seguro-desemprego ainda não foi confirmado pelo governo

Valor dos benefícios do INSS

Os segurados do INSS que recebem um salário mínimo (1.100 reais) de benefícios, seja aposentadoria, pensão, assistência ou BPC, também serão reajustados para 1.212 reais.

Já para os segurados que recebem mais de um salário mínimo, o reajuste terá como base o INPC que fecha na cota máxima de 10,18%, portanto, para verificar o valor exato a ser recebido, caso ganhe mais de um salário mínimo basta aplicar um aumento de 10,18% sobre o valor que estão recebendo atualmente.

Valores serão reajustados em janeiro

Vale lembrar que todos os valores dos benefícios entrarão em vigor a partir de janeiro de 2022, seja para benefícios como os pagos pelo INSS ou ainda para benefícios a empregados como abono salarial ou seguro-desemprego.

O cidadão só precisa ficar atento à data de emissão de cada benefício, porém, a partir de janeiro, todos os benefícios devem ser reajustados e pagos pelo novo valor.