×

Ligações para que aposentados façam a prova de vida online não são do INSS

Novo golpe contra segurados do INSS

Ligações para que aposentados façam a prova de vida online não são do INSS

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informa que se trata de uma farsa, as  ligações para aposentados fazer prova de vida online.

Durante a ligação, todos os dados pessoais serão falados e será enviada uma mensagem via WhatsApp solicitando aos aposentados o envio de fotos em arquivo para a conclusão do processo.

Dessa forma, o INSS alerta a todos para que desliguem o telefone após receber esse tipo de ligação e não dêem qualquer informação.

O INSS entra em  contata por telefone para tratar do procedimento de prova de vida.

Veja como o INSS se comunica com o segurado:

O INSS contata o cidadão em determinadas situações e informa sobre os procedimentos, andamento ou prazo das inscrições, e nunca pede informações como CPF, nome da mãe ou senha.

O segurado pode receber e-mail, SMS, carta ou ligação telefônica do INSS, sempre pelos canais oficiais de atendimento: Meu INSS, Call Center 135 ou SMS nos números 280-41.

O contato com o segurado se dá por meio dos dados cadastrados no cadastro (e-mail, telefone e endereço), portanto é importante que o cadastro no INSS seja atualizado com os dados de contato. As atualizações podem ser feitas via Meu INSS e Central 135.

Por outro lado, quando o segurado entra em contato com o INSS, o Instituto pode solicitar informações como CPF e nome da mãe para confirmação da identidade do interessado e para garantir o sigilo das informações.

Se o cidadão já avisado e tiver dúvidas pode ligar para 135, número oficial do INSS, para mais informações. Você também pode buscar ajuda por meio da assistente virtual de chat humanizado do INSS, Helô.

Deixe uma resposta