Pular para o conteúdo

“Lista dos Beneficiários que Receberão Visita do CRAS para Averiguação do Bolsa Família

Cras

“Lista dos Beneficiários que Receberão Visita do CRAS para Averiguação do Bolsa Família. Os mais de 20 milhões de beneficiários do novo Programa Bolsa Família estão passando por um amplo processo de averiguação cadastral que teve início em fevereiro deste ano.

Esse processo está sendo conduzido pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), responsável pela administração do programa, em parceria com os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), que atendem as famílias nos municípios.

A averiguação teve início após a posse da nova gestão, no início do ano, quando cruzamentos de dados revelaram pelo menos 10 milhões de famílias com suspeitas de irregularidades em seus cadastros.

Como resultado, essas famílias estão sendo bloqueadas e convocadas a comparecer ao CRAS mais próximo, munidas de documentos pessoais de todos os membros do grupo familiar, bem como comprovantes de renda e residência, para atualizar o cadastro.

O objetivo do governo federal é alcançar o final do ano com um Cadastro Único (CadÚnico) que reflita com a maior autenticidade possível a verdadeira realidade das famílias atendidas.

Isso permitirá que os valores corretos sejam pagos às famílias que realmente necessitam e que atendem às regras e exigências do programa de transferência de renda.

Em outras palavras, o governo busca tornar o novo Bolsa Família mais eficiente.

CRAS fará visitas aos beneficiários do Bolsa Família

Para viabilizar todo esse processo, o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, anunciou no início de março que o governo disponibilizaria uma verba extra aos municípios.

Esses recursos seriam destinados à contratação de aproximadamente 12 mil novos profissionais para atuarem nos CRAS.

Esses profissionais teriam a importante responsabilidade de realizar visitas domiciliares aos beneficiários para a realização da atualização cadastral.

“Serão contratadas 12 mil pessoas no Brasil inteiro, que serão treinadas para atualização do cadastro. […] Para não só termos um cadastro atualizado – tirando quem não tem direito, mas também incluindo pessoas que estavam na fila, tinham direito e não eram atendidas”

Wellington Dias, ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome

Quais beneficiários do Bolsa Família serão visitados?

Por esse motivo, muitos beneficiários do novo Programa Bolsa Família estão se questionando se devem aguardar a visita dos funcionários do CRAS em suas casas e quais famílias serão efetivamente visitadas.

A situação se torna ainda mais incerta, pois milhões de beneficiários são bloqueados e convocados para a averiguação cadastral todos os meses, o que gera dúvidas sobre a necessidade de procurar ou não o CRAS.

Nesse contexto, é fundamental esclarecer que, embora tenham sido anunciadas novas contratações de pessoal, a maioria das prefeituras nos municípios brasileiros ainda não terá funcionários suficientes para visitar todas as famílias do programa.

Por isso, é recomendado que os beneficiários procurem um CRAS por conta própria e o mais breve possível para realizar a atualização.

As famílias que serão prioritariamente visitadas serão aquelas que residem em locais muito distantes do CRAS, de difícil acesso, o que dificulta o deslocamento para a atualização cadastral.

Além disso, receberão visitas os beneficiários que enfrentem problemas de saúde que os impeçam de comparecer pessoalmente ao local.

Por fim, serão visitados também os beneficiários que apresentem suspeitas graves ou específicas relacionadas aos dados cadastrais.

Portanto, é essencial que os beneficiários estejam atentos à situação em suas regiões e, se possível, busquem o CRAS por conta própria, assegurando assim a atualização correta de seus cadastros no Programa Bolsa Família.

Pagamentos de julho do Bolsa família

Os pagamentos de julho do Programa Bolsa Família, foram iniciados na terça-feira, dia 18, e prosseguirão até o dia 31 deste mês.

Durante esse período, os beneficiários receberão os pagamentos de acordo com o número final do NIS de cada um.

Abaixo, você pode conferir as datas oficiais de pagamento:

  • NIS de final 1 – depósito na conta em 18 de junho;
  • NIS de final 2 – depósito na conta em 19 de julho;
  • NIS de final 3 – depósito na conta em 20 de julho;
  • NIS de final 4 – depósito na conta em 21 de julho;
  • NIS de final 5 – depósito na conta em 24 de julho (valores serão disponibilizados no sábado, dia 22/07);
  • NIS de final 6 – depósito na conta em 25 de julho;
  • NIS de final 7 – depósito na conta em 26 de julho;
  • NIS de final 8 – depósito na conta em 27 de julho;
  • NIS de final 9 – depósito na conta em 28 de julho;
  • NIS de final 0 – depósito na conta em 31 de julho (valores serão disponibilizados no sábado, dia 29/07)