Lucro do FGTS 2021

Lucro do FGTS 2021 veja como consultar e calcular quanto você vai receber

A Caixa Econômica Federal anunciou que distribuirá aos trabalhadores parte dos lucros obtidos com a revisão cambial do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). A data da transferência ainda será definida na próxima reunião do Conselho de Administração do FGTS (CCFGTS).

O valor pago aos trabalhadores refere-se à revisão do lucro apurado do FGTS em 2020. O lucro apurado é de R$ 8,5 bilhões, dos quais R$5,9 bilhões serão destinados aos trabalhadores.

Lucro do FGTS

Conforme mencionado acima, o lucro do FGTS corresponde à atualização monetária pela Caixa do valor depositado na conta de capital do cidadão titular da carteira de trabalho assinada.

Os recursos a serem liberados neste ano referem-se aos lucros realizados ao longo de 2020. Nesse sentido, para considerar o trabalhador, ele deve registrar o saldo em sua conta do FGTS até 31 de dezembro de 2020.

Valor do lucro do FGTS

A expectativa é que os lucros sejam liberados aos trabalhadores neste mês, mas o valor dos recursos só poderá ser apurado após a reunião do CCFGTS marcada para 10 de agosto.

Como de costume, o pagamento será feito na conta do FGTS de cada cidadão, sem qualquer procedimento prévio realizado pelos trabalhadores.

Além disso, você pode verificar o quanto recebeu, simplesmente conferindo o índice que será determinado pela Administração em relação à faixa de saldo que a entidade possui na conta.

Nesse sentido, se o índice definido pela diretoria for de 3%, e o trabalhador apresentar saldo de 15 mil reais na conta em 2020, ele terá direito a 450 reais por meio da distribuição. Porém, a rentabilidade do FGTS é superior à taxa de juros referencial de 3%, por exemplo, o total final é igual a 900 reais.

No entanto, os trabalhadores devem estar cientes de que os fundos não serão retirados imediatamente. As regras para resgate de saldos do FGTS permanecem inalteradas, como nos casos de dispensa sem justa causa, aposentadoria, doença, hipoteca, etc.

Consulta do saldo

Embora os saques só sejam liberados em determinadas circunstâncias, o cidadão pode consultar o fundo de garantia e o saldo de todos os depósitos, inclusive os lucros do FGTS, por meio do aplicativo do fundo e do banco online da Caixa.

A consulta pelo aplicativo FGTS é bem simples e prática, basta seguir os passos:

  1. Instale o aplicativo FGTS, disponível para Android e iOS;
  2. Abra a plataforma e clique na opção “Cadastrar”;
  3. Em seguida informe os dados solicitados pelo aplicativo;
  4. Confirme o cadastro.

Por meio do aplicativo, o trabalhador pode consultar o saldo, extrato e outros recursos, como adesão ao saque de aniversários do FGTS. Em relação ao lucro do fundo, o relatório apresentará “Resultados da Distribuição de Crédito Ano Base 12/2020”.

Por fim, uma vez que o conselho de administração tenha determinado a taxa de repasse para este ano, o titular da conta do FGTS pode fazer cálculos para saber quanto receberá na distribuição dos lucros.

Veja também: Abono PIS/Pasep pago em dobro em 2022 – Veja se você tem direito a receber

%d blogueiros gostam disto: