Cadastro Único 

Mais de 8 Milhões de pessoas precisam Atualizar e Revisar o Cadastro Único urgentemente!

Beneficiários de programas sociais do governo federal, como o programa Auxílio Brasil, tarifas sociais de energia elétrica e Benefício de Prestação Continuada (BPC), devem ficar atentos à retomada do processo de renovação, vistoria e revisão cadastral.

No total, 8 milhões de domicílios tiveram que atualizar as informações no Cadastro Único.

As famílias beneficiárias do Auxílio Brasil (Tarifa Social) com dados inconsistentes e incluídas nos levantamentos cadastrais precisam atualizar seus dados e evitar o cancelamento dos benefícios.

Os usuários com informações cadastrais desatualizadas têm até dezembro para normalizar seus cadastros.

Não perca seu Benefício

As atualizações cadastrais são essenciais para garantir a qualidade dos dados e garantir que as informações registradas no Cadatro Único sempre correspondam à real situação do domicílio.

Em regra, as famílias inscritas no Cadastro Único devem atualizar suas informações a cada dois anos, ou sempre que houver alguma alteração, seja na composição do domicílio, no endereço ou na situação de emprego e renda de seus membros.

Programas sociais como Auxílio Brasil, BPC, TSEE e ID Jovem exigem renovação de cadastro para que as famílias possam receber os benefícios.

O Ministério da Cidadania atualizou o processo de revisão cadastral. Este ano, apenas os domicílios que atualizaram seu cadastro pela última vez em 2016 ou 2017 serão convidados a atualizar os dados no cadastro único.

A última vez que os dados foram atualizados foi em 2018 ou 2019, quando as famílias se reuniriam nos próximos anos.

Novo Aplicativo Cadastro Único

O novo aplicativo do Cadastro Único é uma das ferramentas para as famílias cadastradas verificarem se seus dados estão atualizados. Além disso, as famílias beneficiárias do Auxílio Brasil serão informadas por meio do extrato de pagamento do benefício e do aplicativo do programa. Os beneficiários das tarifas sociais de energia elétrica podem ser notificados através de mensagem na fatura de eletricidade.

A família beneficiária também pode confirmar os dados atualizados por meio de um único pedido de cadastro, caso as informações fornecidas na última entrevista não tenham sido alteradas.

No entanto, caso algum dado precise ser alterado, será necessário um posto de registro para uma nova entrevista de atualização cadastral.

%d blogueiros gostam disto: