×

Mais tempo para solicitar o empréstimo consignado: Confira as novas regras!

empréstimo consignado

Mais tempo para solicitar o empréstimo consignado: Confira as novas regras!

O Meu INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) está liberando mais de R$ 20 mil em empréstimo consignado.

O aumento ocorreu após o Governo Federal assinar uma Medida Provisória (MP) que promoveu algumas mudanças no empréstimo consignado para aposentados e pensionistas da autarquia. Uma das mudanças realizadas pela MP foi a taxa de juros.

O Governo Federal chegou a um acordo com as instituições financeiras e fixou a taxa do empréstimo consignado em 1,97%, enquanto a do cartão consignado ficou em 2,89%.

Essa é a linha de crédito menos burocrática oferecida pelo INSS aos seus segurados. Além disso, possui uma das menores taxas de juros do mercado, tornando o empréstimo mais atraente e acessível.

O valor emprestado é descontado em parcelas diretamente da folha de pagamento do beneficiário, diminuindo o risco de inadimplência, uma vez que o segurado não pode deixar de pagar a dívida.

A MP aprovada pelo Governo Federal aumentou a margem de crédito para aposentados e pensionistas.

Agora, a linha de crédito pode ser superior a 20 mil, mas, para isso, o segurado deve estar com a margem do consignado livre. Isso significa que não pode estar pagando outro empréstimo.

Se o segurado já possui um empréstimo consignado e não deseja realizar uma nova dívida, é possível fazer um refinanciamento do empréstimo.

Com isso, o segurado tem acesso a um novo valor e continua pagando as mesmas parcelas, mas o número de parcelas pode aumentar.

O empréstimo consignado do INSS também está disponível para quem é representante legal de um segurado do INSS.

Nesse caso, o representante pode solicitar a linha de crédito em nome do segurado. A opção também está disponível se o segurado for menor de idade.

Entretanto, é importante estar atualizado sobre as políticas de crédito da instituição financeira.

Tudo sobre o consignado do INSS

Essa linha de crédito pode ser financiada por qualquer banco ou instituição financeira que ofereça a opção de empréstimo consignado do INSS.

Entretanto, é importante que o segurado fique atento às regras de cada instituição financeira, pois elas costumam ter suas próprias condições para a liberação do dinheiro.

Após escolher a instituição financeira, o segurado deve entrar em contato para realizar a simulação e solicitar o crédito.

Em alguns casos, o processo pode ser feito inteiramente online, mas algumas instituições financeiras podem exigir que o segurado compareça presencialmente à instituição.

Vale ressaltar que o segurado do INSS pode solicitar até 15 empréstimos ao mesmo tempo, sendo que 13 são na modalidade de empréstimo consignado e os outros dois são na modalidade de cartão consignado do INSS.

Benefício do INSS cancelado: possíveis motivos para o cancelamento do benefício do INSS

Passo a passo para solicitar o empréstimo

Para aqueles segurados que desejam solicitar o empréstimo de forma completamente online, é possível fazê-lo através do aplicativo Meutudo (disponível para Android e iOS).

Siga o passo a passo abaixo:

  1. Baixe o aplicativo Meutudo na loja de aplicativos e abra-o;
  2. Clique em “Cadastrar” caso ainda não possua uma conta no aplicativo;
  3. Selecione a opção “Aposentado ou pensionista do INSS”;
  4. Digite seu nome completo, e-mail e número de celular e clique em “Aceitar e continuar”;
  5. Insira seu CPF e clique em “Aceitar e continuar”;
  6. Um código será enviado para o seu celular para validar o seu cadastro. Insira-o no aplicativo;
  7. Agora, crie uma senha de 6 números para acessar o seu aplicativo;
  8. Com o seu cadastro criado, vamos verificar suas oportunidades. Escolha entre as opções de “Empréstimo novo” ou “Portabilidade”;
  9. Selecione o valor que você deseja entre os valores disponíveis e clique em “Continuar”;
  10. Selecione a quantidade de parcelas e clique em “Confirmar”;
  11. Verifique os detalhes do seu empréstimo, como valor do contrato, previsão de pagamento, número de parcelas, total a pagar, taxas, e clique em “Aceitar e iniciar”;
  12. Nesta etapa, você precisará tirar uma foto frente e verso do seu documento de identificação e enviá-lo;
  13. Envie uma selfie sua segurando o documento de identificação para comprovar sua identidade. Se as fotos estiverem nítidas, conclua a sua contratação.

É importante destacar que nem todas as instituições financeiras oferecem a opção de contratação de empréstimo consignado pelo aplicativo Meutudo.

Por isso, é necessário verificar se a instituição escolhida possui essa opção.

Além disso, o processo de contratação pode variar de acordo com a instituição financeira escolhida. Algumas podem solicitar mais informações e documentos para a análise de crédito, por exemplo.

Por fim, é sempre recomendável que o segurado do INSS verifique sua capacidade de pagamento antes de contratar qualquer empréstimo consignado.

É importante ter certeza de que será possível arcar com as parcelas mensais sem comprometer o orçamento financeiro.