MEI pode se aposentar? Veja se é possível e como funciona

Um ano após a implementação da reforma da previdência, muitas pessoas ainda têm dificuldade em compreender as mudanças na reforma da previdência.

É importante enfatizar o impacto de categorias que vão desde trabalhadores CLT a microempresários individuais (MEIs), portanto, eles também devem estar atentos às mudanças na legislação.

Antes de explicar as regras do setor, é preciso esclarecer uma dúvida muito comum: afinal, MEI tem direito à aposentadoria? Sim! O MEI deve Contribuir mensalmente para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)  tem direito a cobertura com todas as garantias.

Qual é o tempo de contribuição e idade para aposentadoria MEI? 

Para se aposentar como MEI, a pessoa deve ter contribuído por no mínimo 180 meses mediante o pagamento do Documento Nacional de Arrecadação Simples (DAS), que é de no mínimo 15 anos de contribuição.

O valor que deve ser pago a cada mês varia de R$ 52,25 a R$ 58,25, Depende do tipo de atividade do empresário.

Além do tempo de pagamento, a idade de aposentadoria do MEI também tem um requisito mínimo: a idade de aposentadoria das mulheres é 60 anos e os homens pelo menos 65 anos.

Qual é o valor pago na aposentadoria para MEI?

Atualmente, a renda mensal dos aposentados após a aposentadoria equivale a um salário mínimo. Mensalmente, o microempreendedor deve pagar 5% do valor do INSS em prazo pré-determinado para receber o subsídio.

Contribuição como MEI pode ser somada a outras da Previdência?

A resposta é sim! Mas, para isso, a MEI deve pagar até 15% das taxas previdenciárias às diretrizes complementares do DAS. Isso garante um valor de aposentadoria maior, pois será somado a contribuições anteriores, como as pagas em CLT.

O cidadão, na posição de MEI, ao pagar 20% do DAS+Guia Complementar, também não perde a contribuição caso feche um negócio e abra outro.

É importante observar que isso não se aplica à taxa de 5%, o prazo de pagamento será zerado e o cálculo começará novamente.

Os interessados ​​em obter informações mais detalhadas sobre o plano de previdência do INSS podem entrar em contato com a central de atendimento do Instituto pelo telefone 135.

Veja Mais: MEI: Saiba como obter crédito fácil para salvar o seu negócio em caso de pandemia

%d blogueiros gostam disto: