×

MEI precisa declarar imposto de Renda 2022?

MEI precisa declarar imposto de Renda 2022

MEI precisa declarar imposto de Renda 2022?

O MEI é obrigado a apresentar declaração de Imposto de Renda (IR) em 2022? A resposta a esta pergunta pode parecer simples para alguns, mas requer um entendimento um pouco mais profundo. Descubra se o MEI tem que declarar imposto de renda.

Vale ressaltar que o número de pessoas cadastradas como MEI aumentou significativamente nos últimos anos. Devido à pandemia, muitos trabalhadores tiveram que iniciar o trabalho por conta própria e acabaram se inscrevendo no sistema para deixar a informalidade.

No entanto, o processo apressado acabou levantando algumas dúvidas entre os novos empreendedores individuais do Brasil.

Entenda se o MEI precisa declarar imposto?

A resposta mais curta e fácil é não, mas é necessária a declaração conjunta do imposto de renda anual para pessoas físicas.

O procedimento é o mesmo de antes. No entanto, como pessoa jurídica (CNPJ), é necessário fazer a Declaração Anual de Cobrança do Simples Nacional (DASN SIMEI).

Veja mais sobre o Programa para quitar dívidas de MEIs com desconto de 90%

Vale ressaltar que qualquer pessoa cadastrada no Portal do Empreendedor que seja classificada como MEI deve preencher um DSN SIMEI conforme descrito acima.

Para mais informações, vale a pena conferir o portal da Receita Federal, Não Saia Antes do Prazo de Entrega, para normalizar sua situação.

MEI pode declarar imposto até o final de junho

Confira como fazer a declaração:

1 – Acesse o programa DASN-SIMEI pelo Portal do Simples Nacional ou pelo app MEI, disponível para download no Google Play e na App Store;

2 – Em seguida entre no menu SIMEI – Serviços > Cálculo e Declaração > DASN-SIMEI – Declaração Anual para o MEI. No app MEI, o contribuinte deve clicar no menu “Fazer a declaração”;

3 – Informe o seu número de CNPJ;

4 – Informe Ano Calendário (2021);

5 – No campo “Valor da Receita Bruta Total”, informe o valor total do seu faturamento no ano passado;

6 – Informe a receita bruta total específica com essas ocupações;

7 –  Caso teve empregado durante o ano passado, clique em Sim. Se não teve, clique em Não.