MEI: Saiba como conseguir crédito fácil para salvar seu negócio na pandemia

MEI: Saiba como obter crédito fácil para salvar o seu negócio em caso de pandemia

O ano de 2020 não tem sido fácil para microempreendedores individuais (MEI) e pequenas empresas. Na verdade, muitas delas foram diretamente afetadas durante a pandemia de coronavírus, uma vez que as vendas de seus produtos e serviços diminuíram substancialmente devido a medidas restritivas para conter a disseminação da doença.

Nesse sentido, o governo federal fez linhas de crédito disponíveis para bancos e técnicos, visando a adoção econômica do país. Em face do sucesso destes programas, a intenção é mantê-los até o próximo ano. Saiba como obter crédito fácil para investir em seu negócio e sair da crise em 2021.

Pronampe

O programa National Support for Small Business and Support for Small Business (Pronampe) foi criado em maio de 2020 para fornecer recursos para o desenvolvimento deste tipo de negócio. O programa é implementado em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Brasil (Sebrae) e a Caixa Econômica Federal.

Em ambas as fases do programa, foi concluída para o total de mais de 475.000 operações, somando aproximadamente $32,8 bilhões em empréstimos. Uma terceira fase do Pronampe já foi aprovada pelo Senado em novembro, mas a proposta ainda depende da aprovação da Câmara dos Deputados.

A Medida Provisória (MP) 992/2020, que instituiu o Pronampe Microcrédito, também prevê a criação de um incentivo contábil para os bancos, estimulando a oferta de pequenos empréstimos de custeio de negócios. Neste caso, o crédito seria disponibilizado para empresas que tiveram receitas brutas de até $300 milhões em 2019.

Termos do empréstimo

    • Selic + taxa de 1,25% ao ano;
    • Data limite: até 36 meses;
    • Carência: até 8 meses para o início dos pagamentos

Para solicitar um crédito para o Pronampe, basta ir ao site da caixa, selecionar a opção “Cadastre-se” e preencher o formulário disponível na Página. Após o registo, o gestor da Caixa entrará em contacto para o informar sobre as melhores opções de crédito disponíveis e outras orientações.

Peac Maquininhas

Outra opção de crédito disponível para MEI está disponível através do Programa Emergencial de Acesso a Crédito (Peac). Aprovado pela PM nº 975 e depois convertido em lei, o programa é financiado com recursos do Tesouro Nacional.

Chamado de Peac Maquininhas, o programa concede empréstimos com a garantia de vendas futuras em máquinas de cartão de crédito, reduzindo assim o risco de inadimplência.

Para contratar o empréstimo, é necessário que pessoas interessadas sejam MEI, microempresa ou empresa de pequeno porte até 20 de março de 2020. O requerente também deve vender ou fornecer serviços com o uso de máquinas e não pode ter outro empréstimo corrente de créditos de cartão.

Até hoje, os bancos que fornecem empréstimos pela Peac Maquininhas são: Banco Bmg, Banco BS2 S.A., Banco do Brasil, Banco do Brasil, Banco Inter, Banco Safra, BMP Money Plus Direct Credit Society, Caixa Econômica Federal e Money Plus Direct Credit Society para MEI.

Do empréstimo

      • Valor máximo: até $50.000;
      • Taxas e despesas: isento;
      • Taxas de juro: As negociações podem ser livremente feito pela instituição, mas não pode mudar de 1% para o mês;
      • Garantia: Não é necessário apresentar seguro real ou pessoal.

Como encomendar?

Os interessados devem escolher uma instituição financeira de sua preferência entre os participantes do programa e solicitar o empréstimo. O banco concederá o crédito de acordo com os seus próprios critérios analíticos. Se aprovado, o valor será liberado na conta do solicitante dentro de um máximo de dois dias úteis.

%d blogueiros gostam disto: