×

Meu Bolsa Família foi cancelado, e agora? Saiba o que fazer para recuperar o benefício

Desbloqueio do Bolsa Família

Meu Bolsa Família foi cancelado, e agora? Saiba o que fazer para recuperar o benefício

Apesar dos procedimentos de revisão cadastral, se uma família tiver o Bolsa Família suspenso ou anulado por não atualização ou por não cumprimento das regras relacionadas às condicionalidades nas áreas de saúde e educação, ainda há a possibilidade de ter o benefício restabelecido, desde que haja uma real necessidade do mesmo.

Como recuperar o Bolsa Família e as condições para mantê-lo

Caso você esteja enquadrado na faixa de pobreza, que é o perfil atendido pelo programa Bolsa Família, e por algum motivo teve o benefício suspenso ou cancelado, é possível recuperá-lo.

Para isso, basta procurar o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) mais próximo e atualizar os dados do Cadastro Único.

No entanto, é preciso lembrar que o Bolsa Família possui algumas condições que precisam ser cumpridas para manter o benefício sem interrupções.

Por isso, é importante estar atento às condicionalidades nas áreas de saúde e educação, além de manter o cadastro atualizado para evitar problemas futuros.

Agindo dessa forma, você pode garantir a segurança financeira da sua família e investir em um futuro melhor.

São elas:

  • Manter o Cadastro Único (Cadúnico) atualizado;
  • Realização do acompanhamento pré-natal;
  • Realização do acompanhamento do calendário nacional de vacinação;
  • Acompanhamento do estado nutricional das crianças que são menores de sete anos;
  • Frequência escolar mínima de 60% para crianças de quatro a cinco anos, e frequência escolar mínima de 75% para quem possui de seis a 18 anos incompletos, que não tenham concluído a educação básica.

É fundamental que as famílias beneficiárias do Bolsa Família informem sua condição ao matricular seus filhos na escola e ao levá-los para vacinação nos postos de saúde, de acordo com orientações do governo.

Essa informação é necessária porque faz parte das condicionalidades do Bolsa Família, que visam garantir o acesso à saúde e à educação das crianças e adolescentes beneficiários do programa.

Ao informar que a família é beneficiária do Bolsa Família, a escola e o posto de saúde poderão acompanhar o cumprimento das condicionalidades e contribuir para que a família receba o benefício de forma regular e sem interrupções.

Além disso, ao informar a condição de beneficiário do Bolsa Família, a família também pode ter acesso a outros programas e serviços oferecidos pelo governo, que podem contribuir para a melhoria da qualidade de vida e da renda familiar.

Portanto, é importante que as famílias estejam atentas às orientações do governo e mantenham o cadastro atualizado, para garantir o acesso aos benefícios e serviços que podem ajudá-las a superar a situação de vulnerabilidade social.

Por que o Bolsa Família pode ser cancelado? Conheça as situações que podem levar à suspensão do benefício

Há três causas que levam ao cancelamento do benefício:

  • Averiguação cadastral, por inconsistências encontradas com o cruzamento de dados em bases administrativas;
  • Revisão cadastral, como consequência pela falta de atualização do Cadastro Único;
  • Por causa do fim da Regra de Emancipação do Auxílio Brasil, regra de proteção do antigo programa para famílias que ultrapassavam a renda mensal máxima. Em junho essa regra será modificada.