×

Minha Casa Minha Vida: novo anúncio é recebido com surpresa pela população

Minha Casa Minha Vida

Minha Casa Minha Vida: novo anúncio é recebido com surpresa pela população

O Minha Casa, Minha Vida foi instituído pelo governo federal brasileiro em 2009, visando simplificar o acesso à habitação para as pessoas de baixa renda. Desde então, inúmeros cidadãos brasileiros têm se beneficiado do programa, o qual oferece subsídios para a compra de imóveis em diversas faixas de renda.

Em 2023, o programa foi relançado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com uma série de alterações, as quais só foram possíveis graças a uma medida provisória que regulamenta o programa atualmente.

Recentemente, o presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), prorrogou por mais 60 dias a medida provisória (MP) que trata do Programa Minha Casa Minha Vida. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União na quarta-feira (5).

O que são as MPs?

As Medidas Provisórias (MPs) são normas que possuem força de lei, editadas pelo Presidente da República em situações consideradas urgentes e relevantes. Apesar de terem efeitos jurídicos imediatos, as medidas assinadas pelo Executivo precisam ser avaliadas posteriormente pela Câmara dos Deputados e pelo Senado para que se tornem definitivamente uma lei ordinária.

A princípio, as MPs têm um prazo de validade de 60 dias, podendo ser prorrogadas automaticamente por mais 60 dias, caso não sejam votadas nas duas Casas do Congresso Nacional. Se, após 45 dias da publicação da medida, ainda não tiverem sido avaliadas, elas entram em regime de urgência, interrompendo todas as outras deliberações legislativas da Casa em que estiverem em tramitação.

MP do Minha Casa Minha Vida

A MP 1.162/2022 tem como objetivo a retomada da construção de moradias destinadas às populações de baixa renda, por meio da recriação do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida. O programa é voltado para famílias que possuem renda mensal de até R$ 8 mil em áreas urbanas e anual de até R$ 96 mil na zona rural.

Além de oferecer moradia para as famílias, o programa busca estimular políticas fundiárias, cooperação federativa e fortalecer o Sistema Nacional de Habitação. Isso resulta em geração de emprego e renda para a população das localidades onde são construídas as moradias.

A MP estabelece que o programa Minha Casa, Minha Vida irá priorizar o atendimento às famílias que têm mulheres como responsáveis. Em seguida, serão atendidas as unidades familiares compostas por pessoas com deficiência, idosas, crianças ou adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade, em situação de emergência ou calamidade, em deslocamento involuntário devido a obras públicas federais e em situação de rua.

O Dinheiro

Além disso, a medida provisória prevê a criação do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social, que financiará projetos habitacionais para famílias de baixa renda.

Esse fundo será composto por recursos do Orçamento da União, do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), doações e outras fontes previstas em lei.

A prorrogação da MP garante a continuidade do programa habitacional, que já beneficiou milhares de famílias em todo o país. A medida é importante para garantir o acesso à moradia digna e também para gerar emprego e renda nas localidades onde as casas são construídas.

A prorrogação também oferece uma oportunidade para que o Congresso Nacional discuta a medida e possa propor alterações que melhorem o programa habitacional.