×

Ministro anuncia 300 mil novas vagas e mais bloqueios no Bolsa Família a partir de abril: entenda as mudanças

Ministro anuncia 300 mil novas vagas e mais bloqueios no Bolsa Família a partir de abril: entenda as mudanças

O ministro do Desenvolvimento Social anunciou mudanças no Bolsa Família a partir de abril, com a inclusão de 300 mil novas vagas e mais bloqueios para beneficiários que recebem indevidamente o programa. Entenda as alterações e suas implicações para os usuários do programa social mais importante do país.

De acordo com o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, a verificação das informações cadastrais dos beneficiários do Bolsa Família continuará e resultará no bloqueio de mais pessoas que estejam recebendo indevidamente o benefício. Contudo, mesmo com esses bloqueios, é esperado que cerca de 300 mil novos beneficiários sejam incluídos no programa social em abril.

Em março, houve uma redução de 1,3 milhão de beneficiários na folha de pagamento do Bolsa Família, devido à revisão cadastral que detectou irregularidades e resultou na exclusão dessas pessoas do programa.

Através da análise do Cadastro Único, novos bloqueios devem ocorrer no mês de abril, com o objetivo de identificar beneficiários que estão recebendo pelo menos R$ 600 do Bolsa Família todos os meses, mas que não atendem aos critérios do programa.

Para evitar essa situação, é essencial que as informações fornecidas pelas famílias ao Cadastro Único sejam verdadeiras. Além disso, é importante que o representante familiar se comprometa a manter os dados atualizados comparecendo a um CRAS, Centro de Referência de Assistência Social, toda vez que for convocado pelo governo, a cada dois anos, ou sempre que houver qualquer mudança na família ou no endereço/telefone.

Como consultar a situação do seu Bolsa Família?

A partir desta segunda-feira, dia 10 de abril, é possível consultar o valor das parcelas do Bolsa Família. O depósito da parcela será feito pela Caixa Econômica Federal a partir do dia 14, seguindo o cronograma de pagamentos estabelecido.

Para consultar o valor pelo CPF, existem três opções disponíveis:

  • o aplicativo Bolsa Família,
  • o aplicativo Caixa Tem e o
  • Portal Cidadão da Caixa.

Se optar por utilizar o Portal Cidadão da Caixa, é necessário acessar o endereço https://cidadao.caixa.gov.br/ e fazer login informando o CPF e a senha. A senha de acesso é a mesma utilizada no app Caixa Trabalhador e no app do Bolsa Família. Caso ainda não tenha cadastro, é possível realizá-lo pelo mesmo endereço.