×

Não fui selecionado para o Auxílio Brasil de agosto – O que fazer?

Auxílio Brasil de agosto

Não fui selecionado para o Auxílio Brasil de agosto – O que fazer?

Na terça-feira, 9, o Governo Federal continuará liberando o Auxilio Brasil. Antes da entrega do Auxílio, os brasileiros puderam verificar se estão na folha de pagamento do programa social do Planalto.

Você pode conferir suas informações usando o aplicativo oficial do projeto, que já está disponível para download.

Se um cidadão estiver na lista, basta verificar o final do seu Número de Identificação Social (NIS) para saber quando você pode ter direito aos benefícios.

Se o seu nome não estiver na lista, você precisará se identificar. Basicamente três grupos de pessoas passarão por esse processo.

Veja como lidar com cada um deles:

Eu era usuário

Se você já foi usuário do Auxílio Brasil, conferiu o aplicativo do programa e percebeu que seu benefício foi suspenso ou cancelado, não precisa se preocupar.

O sistema de aplicação indicará o motivo da interrupção da demissão, bem como o passo a passo para obter o saldo novamente. Basta seguir as instruções.

Eu não era usuário

Se você ainda não recebeu nenhuma parcela do Auxílio Brasil e não foi selecionado para o programa , também não precisa se preocupar.

Nesse caso, é melhor esperar. O Ministério da Cidadania afirma que todos os meses podem ser selecionados novos usuários para um projeto comunitário.

Eu estou no Cadúnico

Se você nunca recebeu o Auxílio Brasil, não entrou na lista de agosto e está esperando há meses, o ideal é entrar em contato com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo.

Nesse caso, o ponto de contato é tentar entender por que sua conta não está realmente entrando na folha de pagamento do programa social.

Auxílio Brasil de agosto

É importante lembrar que a partir desta terça-feira (9), o Auxílio Brasil entrou em uma nova fase. As transferências previdenciárias estão agora sujeitas à chamada PEC previdenciária. As alterações são válidas até o final do ano.

Segundo fontes oficiais, o valor do Auxílio Brasil vai mudar. O patamar passará de um mínimo de 400 reais para 600 reais. Um valor especial de 200 reais consta no PEC.

Além disso, o governo federal aumentará o número de usuários do programa social. Espera-se que mais de 2,2 milhões de pessoas entrem no projeto entre julho e agosto, o que trará cerca de 20 milhões de pessoas.

Quem pode receber

Mesmo com a aprovação da PEC de Benefícios, as regras para ingresso no Auxílio Brasil são basicamente as mesmas. Para ser elegível ao programa, é preciso ter um perfil ativo e atualizado no sistema CadÚnico.

Além disso, a renda per capita deve chegar a 105 reais, o que coloca os cidadãos em extrema pobreza. Os pobres também podem recebê-lo, desde que morem com uma mulher grávida ou com alguém menor de 21 anos.

Mesmo aqueles que atenderem a todos os critérios acima ainda terão que aguardar a seleção do Ministério da Cidadania. A pasta explica que o processo de seleção é automático e baseado em espaço orçamentário.