×

Nova atualização no Bolsa Família: situação preocupante no Cadastro Único

Nova atualização no Bolsa Família: situação preocupante no Cadastro Único

Nova atualização no Bolsa Família: situação preocupante no Cadastro Único. O novo Programa Bolsa Família foi criado no início deste mês e os pagamentos de março já foram iniciados na última segunda-feira (20).

No entanto, para que o programa fosse criado, foram feitas atualizações nas regras e novos benefícios foram criados.

Além disso, o Cadastro Único (CadÚnico), que é o banco de dados com as informações das famílias atendidas, também passou por atualizações nos últimos meses, o que gerou uma situação preocupante para algumas famílias.

Isso ocorreu porque muitos beneficiários do antigo Programa Auxílio Brasil tiveram seus pagamentos bloqueados ou suspensos durante a transição para o novo programa de transferência de renda.

Muitos desses bloqueios e suspensões já eram esperados, já que o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, anunciou em fevereiro que haveria o cancelamento de 1,5 milhão de benefícios neste mês de famílias que não atendem mais às regras de renda, ou seja, que apresentaram renda acima do permitido.

No entanto, em alguns casos, as famílias foram informadas através do aplicativo Bolsa Família, que é a plataforma oficial do programa social, sobre o cancelamento do benefício devido à renda acima dos R$218 mensais por pessoa da família.

Em outros casos, houve bloqueios temporários por dois meses, março e abril, nos benefícios de famílias que não cumpriram as regras condicionantes do programa relacionadas à educação, devido às faltas excessivas das crianças da família.

Contudo, a situação mais difícil e complicada de se resolver é a das famílias que não receberam nada em março e não têm pagamentos agendados para este mês, apesar de terem recebido normalmente em fevereiro. Isso porque essas famílias não foram informadas sobre o bloqueio e não receberam nenhuma mensagem, encontrando-se em uma situação precária.

Péssima situação para beneficiários do Bolsa Família

 Caso o benefício do Bolsa Família seja bloqueado ou cancelado sem aviso prévio, é importante que o beneficiário procure o setor responsável pelo programa social em seu município, geralmente localizado na prefeitura ou nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), para obter informações detalhadas sobre o motivo do bloqueio.

Se ainda assim não obtiver sucesso, pode entrar em contato com a Central de Atendimento do Ministério do Desenvolvimento Social pelo número 121. Em último caso, a Defensoria Pública da União (DPU) do estado pode oferecer orientação jurídica e, em situações específicas, solicitar o pagamento do benefício por meios legais.

Calendário de pagamentos do Bolsa Família março, por NIS

Veja a seguir o calendário completo de pagamentos do novo Programa Bolsa Família para o mês de março e confira as datas de repasse de acordo com o final do Número de Inscrição Social (NIS) de cada beneficiário, seguindo o mesmo formato utilizado no antigo Auxílio Brasil:

  • NIS de final 1 – depósito na conta em 20 de março (liberado em 18/03)
  • NIS de final 2 – depósito na conta em 21 de março
  • NIS de final 3 – depósito na conta em 22 de março
  • NIS de final 4 – depósito na conta em 23 de março
  • NIS de final 5 – depósito na conta em 24 de março
  • NIS de final 6 – depósito na conta em 27 de março (vai poder sacar ou movimentar o valor desde o sábado, 25/03)
  • NIS de final 7 – depósito na conta em 28 de março
  • NIS de final 8 – depósito na conta em 29 de março
  • NIS de final 9 – depósito na conta em 30 de março
  • NIS de final 0 – depósito na conta em 31 de março

O novo Bolsa Família é predominantemente distribuído através do aplicativo Caixa Tem, que já é conhecido pelas famílias.

No entanto, se o beneficiário não puder acessar o aplicativo ou se houver algum erro nos dados de cadastro, o que impediria a criação de uma conta digital, ainda será possível receber o pagamento por outros meios, utilizando um dos cartões do programa. Isso inclui os cartões antigos, desde que estejam em boas condições de uso.