×

Novas preocupações sobre Empréstimo Consignado são apontadas pelo Governo

Novas preocupações sobre Empréstimo Consignado são apontadas pelo Governo

Novas preocupações sobre Empréstimo Consignado são apontadas pelo Governo. Fernando Haddad, ministro da Fazenda, informou que o governo Lula está preocupado com os beneficiários do INSS que não conseguem quitar suas dívidas no rotativo do consignado.

Haddad também destacou que diversos bancos e financeiras praticam taxas abaixo de 2% ao mês nas operações de empréstimo consignado.

O ministro mencionou essas questões após uma reunião do conselho político no Palácio da Alvorada na última sexta-feira.

 

Ele afirmou que “alguns bancos já estão com taxa inferior a 2%, mas a gente identificou outros problemas que precisam, que até inspiram mais cuidados até, por exemplo, o rotativo do consignado, uma coisa que preocupa muito, porque muitas famílias não estão conseguindo sair do rotativo do consignado, então nós estamos levantando outros problemas pra dar um encaminhamento”.

Recentemente, os bancos temporariamente paralisaram a liberação de empréstimo consignado, depois que o Conselho Nacional de Previdência Social reduziu o teto de juros de 2,14% para 1,70% ao mês para essa modalidade. O teto para operações com cartão consignado também foi reduzido de 3,06% para 2,62%.

Neste momento, em 28 de março, está ocorrendo uma reunião do CNPS, e há expectativa de que o colegiado faça uma nova mudança nas taxas do consignado.

Compreenda a situação atual do empréstimo consignado

Os bancos decidiram suspender o consignado alegando que a nova taxa não é suficiente para garantir a viabilidade econômica das operações. Entre as instituições que desistiram de operar o consignado após essa decisão do CNPS estão bancos privados e públicos, como Banco do Brasil e Caixa.

Carlos Lupi, ministro da Previdência Social e mentor da proposta, criticou a decisão dos bancos. No entanto, os banqueiros rebateram a crítica afirmando que os bancos não podem operar uma linha de crédito em que o custo embutido fique mais elevado do que a taxa de retorno da operação.

Na visão deles, com esta queda dos juros para 1,70% e diante dos riscos de inadimplência, a operação causa prejuízo.

O empréstimo consignado é uma modalidade em que as parcelas são descontadas todos os meses diretamente do benefício previdenciário.

Essa opção de crédito é disponibilizada não somente para aposentados e pensionistas do INSS, mas também para trabalhadores com carteira assinada e servidores públicos, onde o valor das parcelas é descontado diretamente da folha de pagamento.