×

Novas regras da prova de vida do INSS vai ficar mais prática e fácil – Entenda

Novas regras da prova de vida

Novas regras da prova de vida do INSS vai ficar mais prática e fácil – Entenda

A prova de vida é a comprovação por um segurado do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) de que ele está vivo e pode continuar recebendo seus benefícios previdenciários.

As inspeções são importantes para evitar fraudes e pagamentos indevidos e, portanto, devem ser feitas anualmente pelo segurado.

No entanto, a realização do exame costuma ser polêmica, principalmente em período de pandemia em que os exames obrigatórios foram adiados várias vezes devido ao risco e dificuldade dos segurados irem aos bancos para comprovação de vida.

Prova de vida vai mudar

O presidente Jair Bolsonaro assinou nesta quarta-feira (2) decreto no qual mudará o processo de certificação de vida que acontecerá por meio do cruzamento de dados entre as bases do governo federal.

Por isso, as mudanças assinadas pelo presidente visam tornar a prova mais prática e fácil. Vale lembrar que as novas regras valerão para os segurados que fazem aniversário a partir da data de publicação do regulamento.

Veja mais:

“Graças às mudanças, o procedimento de comprovação de vida dos segurados, que será feito por meio de bancos de dados do governo, ficará mais fácil. As mudanças valerão para os segurados que fizerem aniversário a partir da data de publicação da portaria”, informou em nota a Secretaria Especial de Comunicação do Governo Federal.

Calendário da prova de vida para quem não realizou o exame desde 2020

Confira os prazos para cada situação. O bloqueio de 1º de julho se aplica a todos.

  • Até 28 de fevereiro de 2022 – quem tem prova de vida vencida até dezembro de 2020
  • Até 31 de março de 2022 – quem tem prova de vida vencida entre janeiro e junho de 2021
  • Até 30 de abril de 2022 – quem tem prova de vida vencida entre julho e agosto de 2021
  • Até 31 de maio de 2022 – quem tem prova de vida vencida entre setembro e outubro de 2021
  • Até 30 de junho de 2022 – quem tem prova de vida vencida entre novembro e dezembro de 2021