×

Novas regras do INSS podem bloquear benefícios; entenda

fator previdenciário

Novas regras do INSS podem bloquear benefícios; entenda

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou recentemente um importante comunicado. A agência anunciou como rever os benefícios da incapacidade temporária para o trabalho.

Os beneficiários que precisam ser analisados ​​pelo INSS já começam a ser chamados. O edital é emitido na forma de cartas e recibos eletrônicos, com base nos dados cadastrais de cada pessoa.

As regras atualizadas envolvem a marcação e remarcação de exames médicos. Além de circunstâncias especiais, eles também podem lidar com a suspensão ou cancelamento de pagamentos.

Logo após receber o aviso, o segurado tem 30 dias para agendar a avaliação médica. Basta entrar no site www.meu.inss.gov.br. O instituto espera que quase 170 mil benefícios sejam revistos dessa maneira.

As novas regras foram anunciadas no Diário Oficial da União na última segunda-feira (09). Se os cidadãos não puderem chegar a tempo, eles podem reagendar apenas uma vez.

No entanto, o INSS pode reprogramar a data do teste com base em imprevistos técnicos. O resultado da perícia deve ser divulgado no mesmo dia da realização do exame. A consulta pode ser feita pela central de atendimento (tel: 135) ou pelo site do INSS.

Confira quais doenças possibilitam aposentadoria por incapacidade permanente

– Tuberculose ativa;

– Hanseníase;

– Alienação mental;

– Esclerose múltipla;

– Hepatopatia grave;

– Neoplasia maligna;

– Cegueira;

– Paralisia irreversível e incapacitante;

– Cardiopatia grave;

– Doença de Parkinson;

– Espondiloartrose anquilosante;

– Nefropatia grave, estado avançado da doença de Paget (osteíte deformante);

– Síndrome da deficiência imunológica adquirida (AIDS/HIV);

– Contaminação por radiação, com base em conclusão da medicina especializada.

Veja mais sobre Revisão da aposentadoria do INSS mesmo após morte do segurado é autorizada pelo STJ

Vale ressaltar que esta lista não é definitiva. Pode haver ambigüidades, que colocam o trabalhador em condição de incapacidade para o trabalho.

Em todos os casos, técnicos do INSS devem verificar a situação do contribuinte. Só assim as férias e a aposentadoria podem ser garantidas.

O cidadão pode se inscrever no INSS para aposentadoria por invalidez e exigir conhecimento profissional. No entanto, se for esse o caso, você também pode ir ao tribunal. Todas as informações podem ser encontradas no portal: meu.inss.gov.br.