×

Novidades do Auxílio Gás 2023 com a nova lei do Bolsa Família

Auxílio Gás 2023

Novidades do Auxílio Gás 2023 com a nova lei do Bolsa Família

O Auxílio Gás 2023 traz consigo diversas novidades, especialmente em relação à nova lei do Bolsa Família. Com a implementação dessa legislação, espera-se que o benefício do Auxílio Gás seja aprimorado e melhor direcionado às famílias em situação de vulnerabilidade social.

Nos últimos meses, houve diversas transformações no programa Bolsa Família, incluindo não apenas a mudança de nome, anteriormente conhecido como Programa Auxílio Brasil, mas também a recente divulgação de uma modificação na forma como os montantes serão determinados para as famílias beneficiadas.

A partir de junho, os beneficiários passarão a receber quantias completamente distintas das atuais. Por isso, os contemplados pelo Auxílio Gás também têm interesse em compreender quais são as alterações pertinentes a eles decorrentes da nova legislação do Bolsa Família.

No entanto, é importante esclarecer que não houve nenhuma alteração para esse público em específico, uma vez que os programas são distintos e independentes, embora atendam, de forma geral, o mesmo grupo de pessoas, composto por famílias em situação de vulnerabilidade social.

Portanto, as regras, os valores pagos, a frequência de pagamentos e o número de beneficiários devem permanecer os mesmos ao longo deste ano, uma vez que o governo federal não anunciou nenhuma mudança.

Programa Auxílio Gás: Benefícios mantidos e critérios de priorização em destaque

É importante destacar que a nova rodada de pagamentos do Programa Auxílio Gás seguirá as regras conhecidas pelos beneficiários.

Como de praxe, os pagamentos ocorrerão no próximo mês, em junho, considerando que o programa social realiza repasses a cada dois meses, sendo que a última rodada foi efetuada em abril.

Com isso, o Auxílio Gás 2023 surge como uma importante ferramenta para mitigar os impactos da vulnerabilidade energética e proporcionar uma melhor qualidade de vida para os beneficiários do programa.

Cerca de seis milhões de famílias continuarão recebendo o benefício, embora existam aproximadamente 40 milhões com direito aos pagamentos.

Isso ocorre porque, de acordo com as diretrizes do programa, são elegíveis para o benefício as famílias cadastradas no Cadastro Único (CadÚnico) que possuem renda per capita de até meio salário mínimo, ou seja, até R$660 por membro familiar.

Além disso, o benefício é estendido a famílias em que pelo menos um dos membros recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC), mesmo que não estejam inscritos no CadÚnico.

Embora o número total de possíveis beneficiários do Auxílio Gás seja superior a 40 milhões, apenas seis milhões são contemplados pelo programa, devido à alegação do governo de falta de recursos suficientes para abranger todos.

Por esse motivo, são priorizadas as famílias com maior número de integrantes, menor renda per capita e que residem em municípios com maior índice de pobreza.

Essa é a justificativa para a disparidade no recebimento do benefício, em que alguns são contemplados enquanto outros não.

Continuidade do Auxílio Gás: Apenas beneficiários anteriores receberão nos próximos meses

Dessa forma, nos próximos meses, o Auxílio Gás manterá os pagamentos somente para aqueles beneficiários que já vinham recebendo os recursos nas últimas rodadas do programa.

No entanto, as famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) que desejarem verificar se serão contempladas com o benefício em junho poderão utilizar, no próximo mês, uma das opções de consulta disponibilizadas pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) ou pela Caixa Econômica Federal, responsáveis pelos pagamentos do programa.

Confira todos abaixo:

  • Aplicativo Bolsa Família:

    O aplicativo oficial do novo programa de transferência de renda oferece informações detalhadas sobre os valores que as famílias receberão em um determinado mês.

  • Aplicativo Caixa Tem:

    Esse aplicativo é a plataforma por meio da qual as famílias normalmente recebem o benefício, e assim como o aplicativo mencionado anteriormente, ele fornece uma descrição detalhada de todos os valores aos quais as famílias têm direito naquele mês.

  • Telefone 121:

    Este é o número da Central de Atendimento do Ministério do Desenvolvimento Social, que opera de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e fornece ao beneficiário informações sobre os valores que ele tem a receber, juntamente com a data de pagamento.

  • Telefone 111:

    Este é o número da Central de Atendimento da Caixa Econômica Federal, que está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, e aos sábados, das 10h às 16h. Através desta central, os beneficiários podem obter informações sobre os valores que têm a receber e a data de pagamento do benefício.