Pular para o conteúdo

Novo RG-Governo entrega 1º lote

Novo RG

O governo federal entregou o primeiro lote de novas carteiras de identidade nacional (CIN). O presidente Jair Bolsonaro (PL), que esteve presente no evento, também anunciou o lançamento do novo passaporte.

Nova identidade

A nova carteira de identidade, ou novo RG, lançada em fevereiro deste ano, pretende substituir o atual modelo de documento.

Uma das mudanças é a utilização do Cadastro de Pessoa Física (CPF) como número único de identificação da pessoa física.

Apesar da mudança, as agências de identificação de todo o país receberam um prazo para implementar a mudança, que vai até março de 2023.

Qual o objetivo da nova carteira de identidade?

Um dos principais objetivos é unificar o formato de identificação dos brasileiros para evitar fraudes. Agora, uma pessoa pode ter até 27 números de identificação, um para cada estado, exceto o Distrito Federal.

“A nova identidade vem com um QR Code que pode ser lido de forma rápida por qualquer cidadão, facilitando a identificação e a autenticidade do documento”, informou a Secretaria-Geral.

Troca será obrigatória?

As alterações do documento atual para o novo documento serão incrementais e a primeira cópia é gratuita. Para quem tem menos de 60 anos, o documento atual é válido por no máximo 10 anos. Aqueles que são maiores de idade não precisarão mais mudar.

Ou seja, é válido por 5 anos para menores de 11 anos, 10 anos para os de 12 a 59 anos e sem prazo fixo para maiores de 60 anos.