×

Novo RG: Veja quem já pode fazer

Novo RG

Novo RG: Veja quem já pode fazer

Na próxima semana, Acre, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul começarão a emitir as novas carteiras de identidade nacional.

O documento terá validade em todo o país,será feito de graças com seu número de inscrição no CPF, que é um identificador geral e único para todo no país.

O documento conterá um QR Code que pode ser lido por diversos dispositivos, como um smartphone. Este código pode ser usado para determinar se o RG é autêntico, se foi roubado ou perdido.

O Brasil tem acordos com outros países para usar seu novo documento de identificação nos postos de imigração, já que o documento contém um código internacional chamado MRZ (que também é encontrado em passaportes).

O novo ID também funciona como documento de viagem, graças à inclusão do código MRZ. No entanto, o Brasil não possui atualmente nenhum acordo para que o passaporte seja usado nos postos de imigração.

Validade do novo RG

A nova identidade será válida por 10 anos para pessoas com até 60 anos de idade. Para os maiores de 60 anos, o antigo RG continuará válido por tempo indeterminado.

Quem pode fazer o novo RG

Segundo o Ministério da Economia, “neste primeiro momento, só serão emitidas novas identidades para os cidadãos que tenham informações no CPF de acordo com os seus certificados atualizados.

Cidadãos que não possuem ou possuem informações incorretas no CPF podem utilizar os canais de atendimento remoto da Receita Federal para resolver sua situação. Futuramente, as próprias autoridades de identificação civil estarão fazendo novos cadastros e atualizações do CPF”.

Atualização do CPF

A Receita Federal disponibiliza uma página na internet onde os usuários podem atualizar gratuitamente seus dados de CPF.

O endereço do site está listado no site do Ministério da Economia e nos e-mails da Receita Federal sobre os documentos que precisam ser enviados por e-mail, se necessário.

Dependendo da situação, algumas pessoas terão que enviar seus documentos para a Receita Federal por e-mail.

Veja mais detalhes do no novo RG

identidade novo rg 873
Nova identidade (RG) – Foto: DOU