Novo Salário Mínimo 2022

Novo Salário Mínimo 2022 vai afetar as aposentadorias do INSS – Entenda

Mesmo com o maior reajuste em seis anos o  salário mínimo de 2022, economistas apontam que esse aumento não será real, economistas apontam que esse aumento não será real.

O reajuste anual do salário mínimo é calculado de acordo com a inflação oficial do país. Apesar de o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ser a principal referência das pesquisas de inflação no Brasil, o governo está usando outro indicador para impulsionar a variação do salário mínimo, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

Mesmo sem aumento real (acima da inflação), o valor exato do salário mínimo não será conhecido até o final de janeiro, após a divulgação do INPC consolidado de 2021. Assim, o valor do salário mínimo pode ser atualizado novamente.

Salário mínimo 2022 não terá aumento real

Embora o aumento do salário mínimo tenha sido o maior dos últimos anos, isso não significa que o aumento irá melhorar as condições de vida dos brasileiros devido à falta de salários reais.

Os economistas explicam que a atualização baseada na inflação deve manter o nível de compra do salário mínimo, uma vez que a inflação reduz o consumo das famílias. Portanto, só há lucro real quando a correção está acima da inflação.

O Ministério da Economia explicou que o reajuste não pode ultrapassar a inflação porque o governo não tem os recursos necessários e, além de quebrar o teto de gastos, também desencadeará uma crise fiscal.

Como o aumento impacta o valor do INSS

Para os segurados do INSS, independentemente de serem pensões, aposentadoria, auxílios ou BPCs que recebem atualmente R $ 1.100, eles passarão a receber R$ 1.210 . Para beneficiários com renda acima do salário mínimo, a correção será baseada no INPC, que hoje fecha em 8,4%.

Como segurado, você pode obter benefícios com base nos resultados financeiros nacionais.

Portanto, o governo estima que, para cada real adicional, o erário público custará cerca de 315 milhões de reais.

%d blogueiros gostam disto: