×

O mês de março traz consigo o retorno do pesadelo para as famílias que dependem do Bolsa Família

Bolsa Família em 2023

O mês de março traz consigo o retorno do pesadelo para as famílias que dependem do Bolsa Família

De acordo com informações divulgadas pelo governo federal, será iniciada neste mês de março a atualização do cadastro dos beneficiários do Bolsa Família, a qual deverá se estender até dezembro, segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social.

De acordo com o ministro da pasta, Wellington Dias, o governo detectou evidências de irregularidades em pelo menos 2,5 milhões de registros. Em março deste ano, já foram removidos 1,4 milhão desses cadastros da folha de pagamento.

Essa medida foi tomada após estudos da equipe de transição de governo e também após o Tribunal de Contas da União (TCU) alertar sobre irregularidades em cadastros duplicados ou irregulares em famílias com apenas uma pessoa.

Agora, os 21 milhões de beneficiários do Bolsa Família devem atualizar suas informações no Cadastro Único (CadÚnico), que está vinculado a este e a outros benefícios assistenciais.

Confira o processo de atualização do cadastro passo a passo

De acordo com o governo, será preciso agendar a atualização do cadastro, que será realizado pelos CRAS (Centros de Referência em Assistência Social) vinculados às prefeituras. As prefeituras terão a responsabilidade de realizar o agendamento e convocar os beneficiários.

Os beneficiários também poderão agendar a atualização do cadastro através do telefone 121 ou pelo aplicativo Meu CadÚnico. É importante ressaltar que, caso o beneficiário não atualize seus dados no prazo estabelecido, poderá ter o benefício suspenso.

Durante o processo de atualização do cadastro, serão solicitados documentos como RG, CPF, carteira de trabalho e comprovante de residência. Caso haja mudança na composição familiar, é necessário apresentar também documentos dos novos integrantes.

Por fim, é importante destacar que a atualização do cadastro é fundamental para garantir que o benefício chegue às famílias que realmente necessitam. Além disso, permite que o governo tenha um melhor controle e direcione recursos de forma mais eficiente para a assistência social.

Para reforçar o atendimento nos locais de atualização de cadastro, foram contratadas 12 mil pessoas adicionais, conforme prometido pelo governo.

Aqueles que não comparecerem terão seus benefícios bloqueados dentro de um prazo de dois meses. Já aqueles que comparecerem continuarão a receber seus pagamentos normalmente. Se o beneficiário não tiver direito ao Bolsa Família, o pagamento será cancelado imediatamente.

É importante lembrar que, a partir de junho, o valor médio do benefício será de R$ 714 por família, dependendo da composição familiar. Além do pagamento principal de R$ 600, famílias com gestantes, crianças na primeira infância e crianças e adolescentes entre 7 e 18 anos também receberão valores adicionais.