×

Como Lula vai lidar com os cartões e aplicativos do Auxílio Brasil em 2023

Como Lula vai lidar com os cartões e aplicativos do Auxílio Brasil em 2023

Na última sexta-feira (23), o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) depositou a rodada final de lançamentos planejada pelo Auxílio Brasil. A partir de janeiro, o atual benefício será substituído pelo Bolsa Família. O novo projeto social trará uma série de mudanças relacionadas ao que se vê até agora.

Nesse sentido, alguns usuários estão céticos sobre o que acontecerá com o cartão Auxílio Brasil. A dica agora é manter esses aplicativos com você, pois eles devem ser usados ​​para pagamentos do programa Bolsa Família. Segundo o site Metrópoles, um futuro governo pode ter decidido que não faz sentido deixar de usar os equipamentos que já foram entregues.

Os últimos números do Ministério da Cidadania indicam que alguns usuários do Auxílio Brasil já possuem mais de 8,5 milhões de cartões em mãos. Estima-se que a pasta tenha custado mais de 93 milhões de reais este ano para pagar a produção dos aparelhos.

Atualmente, os cidadãos podem usar o cartão Auxílio Brasil para sacar dinheiro do esquema. Os usuários também podem utilizar o aparelho para fazer compras pessoalmente, já que o sistema de cartão possui um chip que realiza o sistema de débito.

Ainda com base nas últimas informações do site Metrópoles, pode-se dizer que a ideia do novo governo é tentar oferecer novos cartões com a bandeira Bolsa Família. Esses novos aparelhos estarão disponíveis apenas para quem não possui cartão Auxílio Brasil, e terão basicamente as mesmas funções de processamento de saldo.

A movimentação do Auxílio Brasil

A regulamentação atual do Auxílio Brasil indica que o cidadão tem um prazo de 120 dias, ou quatro meses, para transferir os benefícios. O período começa a partir da data exata em que o indivíduo recebe o depósito em sua conta.

Existem vários métodos para transferir fundos do Auxilio Brasil. Mesmo os cidadãos que não receberam um novo cartão podem transferir dinheiro pelo sistema do aplicativo Caixa Tem. Pelo app é possível pagar contas, transferir saldo e até gerar códigos de saque.

Para o Bolsa Família, a tendência natural é que esse sistema esportivo também seja mantido no próximo ano, pelo menos inicialmente.

PEC aprovada

Na semana passada, o Congresso Nacional concluiu o processo de aprovação da chamada PEC transitória. Esse é o documento para liberar R$ 145 bilhões dentro do teto de gastos a partir do ano que vem.

Com esse dinheiro, o governo eleito deve tentar manter o Auxílio Brasil em torno de 600 reais, além de criar um adicional de 150 reais para crianças menores de 6 anos. Esses movimentos devem estar no papel a partir de janeiro de 2023.

O número de usuários do programa Auxílio Brasil diminuirá naturalmente nos próximos meses. A avaliação da equipe de transição do governo Lula acredita que é necessária uma criteriosa triagem para excluir aqueles que tentam burlar o sistema de seleção.