×

Ótima notícia para os beneficiários do Bolsa Família

Novos Valores do Bolsa Família

Ótima notícia para os beneficiários do Bolsa Família

O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) confirmou a entrega gradual de 7 milhões de novos cartões do Bolsa Família.

Os beneficiários que ainda não possuem nenhum cartão para sacar o pagamento serão priorizados na distribuição. No entanto, ainda não há previsão para a entrega dos novos cartões a todos os segurados.

Os beneficiários que já possuem cartão sem a função de débito também terão prioridade na entrega do novo cartão.

Vale destacar que mesmo os beneficiários do Auxílio Brasil que receberão o cartão com a função débito em outubro também terão direito ao novo cartão do Bolsa Família, porém, não serão priorizados como os demais beneficiários.

Como solicitar o cartão do Bolsa Família

O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) anunciou que 7 milhões de novos cartões do Bolsa Família serão distribuídos aos beneficiários.

A entrega está sendo feita de forma gradual, começando pelos segurados que não possuem nenhum cartão para sacar o pagamento. No entanto, ainda não há uma previsão para a entrega do cartão a cada segurado.

Os beneficiários que possuem cartão sem a função débito também terão prioridade na distribuição do novo cartão.

Além disso, os beneficiários do Auxílio Brasil que receberão um novo cartão em outubro com a função débito também terão direito ao novo cartão do Bolsa Família, mas sem a prioridade dos demais beneficiários.

Não é necessário que os segurados façam a solicitação do cartão do Bolsa Família, pois a nova ferramenta de saque será enviada automaticamente a todos os beneficiários que estiverem devidamente inscritos no programa.

No entanto, é fundamental que o segurado mantenha os seus dados atualizados no Cadastro Único (CadÚnico), para que os Correios possam utilizar o endereço cadastrado para a entrega.

Caso o segurado tenha mudado de endereço recentemente, é importante que ele informe o novo endereço com urgência ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo de sua nova residência. Isso porque, caso contrário, o cartão poderá ser extraviado durante a entrega.

Vale ressaltar que a entrega dos cartões está sendo realizada pelos Correios por meio de correspondência.

No entanto, em regiões consideradas de risco ou de difícil acesso, a empresa não realiza entregas. Nesses casos, os beneficiários precisarão se dirigir à agência da Caixa mais próxima de sua residência para fazer a retirada do cartão.

Desbloqueio do Bolsa Família: confira as datas dos pagamentos retroativos

Benefício do novo cartão Bolsa Família

O objetivo do Governo Federal e da Caixa Econômica é integrar a população às instituições financeiras e, com isso, o novo Cartão do Bolsa Família traz mais praticidade e segurança aos beneficiários.

Confira, a seguir, as cinco principais vantagens do cartão:

  1. O novo cartão do Bolsa Família conta com chip;
  2. O cartão será vinculado a uma conta poupança digital da Caixa;
  3. Benefícios da poupança digital;
  4. Acesso ao saldo pelo aplicativo;
  5. O cartão poderá ser utilizado em qualquer estabelecimento que aceite a bandeira do cartão.

Com a funcionalidade do cartão de débito integrado à conta digital do Caixa Tem, o segurado ainda poderá realizar transferências pelo aplicativo de mensagens WhatsApp de forma rápida e fácil, sem qualquer burocracia.

Bolsa Família de maio

A partir deste mês de maio, os segurados que ainda não receberam o novo cartão do Bolsa Família poderão utilizar a ferramenta de PIX do aplicativo Caixa Tem (disponível para Android e iOS) para movimentar o dinheiro do benefício.

O app permite realizar pagamentos e transferências para outras contas sem cobrança de taxa.

O pagamento do Bolsa Família começa já na próxima semana, seguindo o calendário escalonado de acordo com o último dígito do Número de Identificação Social (NIS) do Responsável Familiar.

O pagamento terá início no dia 18 de maio e será realizado até o dia 31 do mesmo mês, conforme o calendário abaixo:

  • NIS de final 1: dia 18 de maio;
  • NIS de final 2: dia 19 de maio;
  • NIS de final 3: dia 22 de maio (antecipado para o sábado 20);
  • NIS de final 4: dia 23 de maio;
  • NIS de final 5: dia 24 de maio;
  • NIS de final 6: dia 25 de maio;
  • NIS de final 7: dia 26 de maio;
  • NIS de final 8: dia 29 de maio (antecipado para o sábado 27);
  • NIS de final 9: dia 30 de maio;
  • NIS de final 0: dia 31 de maio.

É importante destacar que a regra de antecipação, que permite aos beneficiários que recebem na segunda-feira movimentar o dinheiro a partir do sábado anterior, continuará em vigor.

Essa regra foi implementada durante a vigência do Auxílio Brasil e continua valendo para o pagamento do Bolsa Família.

No entanto, é válido ressaltar que os segurados que não desejarem fazer uso dessa opção ainda poderão sacar o benefício na data oficial de repasse.