×

Pagamento do Auxílio Brasil de setembro pode ser antecipado para próxima semana – Confira

Pagamento do Auxílio Brasil de setembro

Pagamento do Auxílio Brasil de setembro pode ser antecipado para próxima semana – Confira

A portaria normativa do Ministério da Cidadania, publicada nesta sexta-feira (9) no Diário Oficial da União (DOU), altera o calendário de análise das condições do programa Auxílio Brasil, facilitando a possibilidade de pagamento no início de Setembro.

De acordo com a Portaria Normativa nº 20, a coleta das informações de frequência dos alunos das famílias atendidas pelo Programa de Transferência de Renda começa apenas no final de setembro.

Dito isso, antes da publicação dessa nova norma, a Secretaria de Educação e a Secretaria de Saúde devem fornecer à Secretaria de Cidadania os dados de matrícula e vacinação das crianças das famílias atendidas pelo programa até o início de setembro, para que a Pasta Cidadania possa verificar se as famílias ainda estão em conformidade com as Regras, por isso o pagamento do mês atual está atrasado.

No entanto, seguindo as novas regras, o Ministério da Educação agora é obrigado a fornecer essa informação apenas no final de setembro, o que abre caminho para o Auxílio Brasil ser pré-pago já na próxima semana, já que não há mais necessidade de esperar para que o cruzamento dos dados de frequência escolar e vacinas seja concluído, pois o cruzamento foi adiado para o próximo mês.

Antecipação dos pagamentos do Auxílio Brasil de setembro

Podem ter ocorrido alterações no cronograma de análise das condições do programa Auxílio Brasil, cujo objetivo principal é atingir as expectativas do pagamento de setembro, pois este será o motivo do atraso, pois esta revisão será a única diferença entre este mês e agosto, o calendário avançou rapidamente.

Normalmente, os dados de saúde e educação infantil são coletados pelos municípios e enviados aos ministérios da saúde e da educação, respectivamente, e depois ao ministério da cidadania, que cruza e valida os dados para verificar se as regras estão sendo seguidas, enquanto é precisamente esta investigação que pode ser adiada, o que impedirá pagamentos antecipados.

Agora, depois de anunciadas as novas regras, é muito provável que o governo anuncie suas expectativas para os pagamentos do Auxílio Brasil em setembro, que não devem acontecer inteiramente nas duas primeiras semanas, mas podem começar já na próxima semana, com previsão de repasses dentro de alguns dias.

Calendário Auxílio Brasil setembro

No entanto, embora não tenha sido anunciado o adiantamento do Auxílio Brasil, o calendário regular continua vigente, com pagamentos a partir do dia 19, confira:

  • Final do NIS 1 – 19 de setembro;
  • Final do NIS 2 – recebem os benefícios em 20 de setembro;
  • Final do NIS 3 – 21 de setembro;
  • Final do NIS 4 – 22 de setembro;
  • Final do NIS 5 – recebem o Auxílio Brasil em 23 de setembro;
  • Final do NIS 6 – 26 de setembro;
  • Final do NIS 7 – 27 de setembro;
  • Final do NIS 8 – 28 de setembro;
  • Final do NIS 9 – terão os valores liberados em 29 de setembro;
  • Final do NIS 0 – 30 de setembro.

Em agosto, o programa Auxílio Brasil atendeu mais de 20,2 milhões de domicílios com um valor médio de 600 reais, e só no primeiro mês de expansão do programa, o governo federal investiu 12,1 bilhões de reais.