×

Pagamento do BOLSA FAMÍLIA DE ABRIL ainda está irregular no Aplicativo

Pagamento do BOLSA FAMÍLIA DE ABRIL

Pagamento do BOLSA FAMÍLIA DE ABRIL ainda está irregular no Aplicativo

Com o início de abril, as mais de 21 milhões de famílias em situação de vulnerabilidade social que são atendidas pelo novo Programa Bolsa Família já começam a se perguntar sobre os detalhes dos pagamentos deste mês do novo programa de transferência de renda lançado no começo do mês passado. Os beneficiários desejam saber o dia de pagamentos, valores e se receberão em abril.

Muitas famílias já começaram a procurar pelos aplicativos do programa social para obter informações sobre os pagamentos deste mês. Aplicativos oficiais como o aplicativo Bolsa Família, aplicativo Cadastro Único e aplicativo Caixa Tem, por exemplo, são conhecidos dos beneficiários e fornecem informações sobre os pagamentos todos os meses. No entanto, muitos beneficiários já reclamam que os valores não estão disponíveis para consulta, assim como as demais informações.

Por isso, é preciso esclarecer que mês a mês esses aplicativos recebem novas atualizações contendo todas as informações daquele período, pois os valores e datas costumam mudar de um mês para o outro. Então, no momento, os aplicativos não estão mostrando os números de abril porque não receberam essa informação do Ministério do Desenvolvimento Social, responsável pelos programas sociais do governo, e podem não ter fechado a folha de pagamento de abril.

Aplicativo do Bolsa Família ainda está desatualizado

A dica é aguardar, porque geralmente o governo só atualiza as informações do aplicativo muito próximo da data de início dos pagamentos. Dito isso, como os pagamentos só começam no dia 14, as informações do Bolsa Família podem ficar disponíveis apenas na próxima semana.

Confira:

  • Central de Atendimento do Ministério do Desenvolvimento Social: pode ser acionada pelo telefone 121, que atende de segunda a sexta-feira das 07h ás 19h;
  • Central de Atendimento da Caixa Econômica Federal: pode ser acessada pelo telefone 111 e atende todos os dias das 07h ás 22h;
  • Para ser atendido, será necessário selecionar a opção Bolsa Família e fornecer ao atendente algumas informações para verificação, como nome, data de nascimento e número do CPF, mas nunca devem ser fornecidas senhas e números de comprovantes.

Calendário de pagamentos do Bolsa Família em abril

O Ministério do Desenvolvimento Social já liberou o calendário de pagamentos de abril do novo Bolsa Família. O pagamento começará em 14 de abril e vai até o dia 28 de abril. As datas de pagamento são definidas pelo número final do Número de Inscrição Social (NIS) de cada beneficiário.

  • NIS de final 1 – depósito na conta em 14 de abril;
  • NIS de final 2 – depósito na conta em 17 de abril (vai poder sacar ou movimentar o valor desde o sábado, 15/04);
  • NIS de final 3 – depósito na conta em 18 de abril;
  • NIS de final 4 – depósito na conta em 19 de abril;
  • NIS de final 5 – depósito na conta em 20 de abril;
  • NIS de final 6 – depósito na conta em 24 de abril (vai poder sacar ou movimentar o valor desde o sábado, 22/04);
  • NIS de final 7 – depósito na conta em 25 de abril;
  • NIS de final 8 – depósito na conta em 26 de abril;
  • NIS de final 9 – depósito na conta em 27 de abril;
  • NIS de final 0 – depósito na conta em 28 de abril.

A forma de pagamento continua a mesma, já que o novo Bolsa Família é transferido principalmente pelo aplicativo Caixa Tem, que as famílias já conhecem.

Porém, caso o beneficiário não tenha acesso ao aplicativo ou os dados cadastrais estejam incorretos, impossibilitando a abertura de conta eletrônica, será possível recebê-lo de outra forma utilizando um dos cartões do programa, inclusive antigos, desde que ainda estejam nos termos de uso.