×

Pagamentos do Vale-gás são suspensos em maio; Veja o motivo!

Pagamentos do Vale-gás

Pagamentos do Vale-gás são suspensos em maio; Veja o motivo!

Os brasileiros com direito ao Auxílio Gás do governo federal não terão recursos este mês. Como os pagamentos dos benefícios são feitos a cada dois meses, novos depósitos no programa só serão feitos em junho.

A transferência do Vale Gás Nacional é a mesma da data de pagamento do Auxílio Brasil, que é ordenada ao final do Número de Cadastro Social (NIS). Em 2022, os pagamentos serão feitos em meses pares.

Calendário Auxílio Gás do mês de junho

Aqui estão as datas de pagamento para a próxima rodada de benefícios:

Final do NIS Data
1 17/junho
2 20/junho
3 21/junho
4 22/junho
5 23/junho
6 24/junho
7 27/junho
8 28/junho
9 29/junho
0 30/junho

Qual o valor do vale-gás?

O benefício foi pago às famílias dos beneficiários no valor de R$ 51 em abril, mês dos últimos pagamentos. Esse valor corresponde a 50% do preço médio de um botijão de gás de 13 kg, medido pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Nesta rodada, foram concedidos 275 milhões de reais a 5,39 milhões de famílias. O programa foi aprovado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) em novembro de 2021 e tem como principal objetivo ajudar famílias de baixa renda a comprar gás de cozinha. Vale ressaltar que o produto teve um aumento de preço na sequência de um aumento nos preços dos combustíveis.

Quem pode receber o benefício?

As regras para participação no programa incluem:

  • Famílias cujos membros são moradores do mesmo domicílio e estão recebendo o Benefício de Prestação Continuada (BPC). O auxílio prevê um salário mínimo mensal de 1.212 reais a ser pago a idosos e deficientes de baixa renda com 65 anos ou mais;
  • Famílias cadastradas no Cadastro Único (CadÚnico), com renda familiar mensal per capita igual ou inferior a meio salário mínimo nacional, atualmente em R$ 606.
  • Mulheres vítimas de violência doméstica sujeitas a medidas de proteção.

Como sacar o vale-gás nacional?

Para sacar o benefício, o beneficiário pode usar o cartão e a senha pelo app Auxílio Brasil.

Os saques podem ser feitos em lotéricas, terminais de autoatendimento e correspondentes Caixa Aqui. O benefício também pode ser depositado em uma conta poupança digital pelo aplicativo Caixa Tem.

Para verificar a situação no vale gás, basta acessar o app Auxílio Brasil, o aplicativo Caixa Tem ou ligar para o 111 para o atendimento da Caixa.

CONTINUE LENDO ->