×

Partido de Ciro Gomes entra com ação no STF para barrar o empréstimo do Auxílio Brasil

Empréstimo do Auxílio Brasil

Partido de Ciro Gomes entra com ação no STF para barrar o empréstimo do Auxílio Brasil

O empréstimo consignado Auxílio Brasil é autorizado e regulamentado pelo governo. A lei foi aprovada em 3 de agosto de 2022 e o regulamento foi publicado em 12 de agosto.

A partir de agora, os beneficiários do Auxílio Brasil já podem procurar bancos e instituições financeiras para assinar empréstimos salariais.

No entanto, os recursos serão depositados na conta Caixa Tem do beneficiário somente quando o governo emitir regras complementares para empréstimos.

O governo informou que pretende lançá-lo na primeira quinzena de setembro. Ao mesmo tempo, muitos beneficiários têm perguntado se o governo pretende cancelar o empréstimo salarial Auxílio Brasil.

Entenda os fatos:

  • O governo aprovou a lei que autoriza o pagamento de salários em 3 de agosto e emitiu um decreto regulamentar em 12 de agosto;
  • Logo depois, os bancos começaram a autorizar o Ministério da Cidadania a conceder empréstimos salariais brasileiros assistidos.
  • O presidente da Caixa Econômica Federal, banco que opera o Auxílio Brasil, confirmou há poucos dias que o embarque será liberado no início de setembro.

Por fim, diante dos fatos, entende-se que o empréstimo salarial do Auxílio Brasil já é legal e não há indicação de que será cancelado.

Mesmo assim, o PDT, Partido Democrático Trabalhista, acionou o Supremo Tribunal Federal na tentativa de bloquear o crédito consignado de beneficiários de programas sociais do governo federal, como o Auxílio Brasil e o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Na ação, o PDT argumentou que mudanças na legislação podem aumentar o endividamento das famílias e incorrer em mais obrigações financeiras do que o razoável.

No entanto, o STF não colocou essa questão para discussão. O PDT entrou com a ação no início do mês passado e, até o momento, o STF não se manifestou. Desta forma, a oferta de consignação é considerada não ilegal.

Deixe uma resposta