×

Médicos Peritos do INSS vão parar na segunda-feira 31 de janeiro

INSS ainda não divulgou teto

Médicos Peritos do INSS vão parar na segunda-feira 31 de janeiro

Os médicos peritos do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) anunciaram na quinta-feira (27) que por a falta de reajuste salarial irão paralisar os trabalhos nesta segunda-feira (31).

Em relação às perdas de 2019 a 2022, a reestruturação salarial exigida por essa categoria é de quase 20%. O Ministro Onyx Lorenzoni recebeu uma carta da Associação Nacional de Médicos Especialistas Federais expressando insatisfação com as promessas não cumpridas.

“Contrariamente às promessas do Ministro de Estado, nenhuma ação foi tomada pela autoridade máxima da autoridade, e a situação caótica que assolava essa categoria não só se manteve, como se deteriorou profundamente.”.

Os profissionais peritos também querem melhorar as condições de trabalho, por exemplo, reduzindo o número de atendimentos presenciais diários para 12. De acordo com o INSS, existem atualmente 5.000 médicos peritos no país para avaliar que poderia justificar a concessão de benefícios previdenciários.

A União reservou 1,7 bilhão de reais no orçamento de 2022, mas não informou quais categorias seriam contempladas. No entanto, o presidente Jair Bolsonaro prometeu reajustar os salários da Polícia Federal.

De acordo com o INSS, o limite administrativo de 45 dias neste ano será limitado a 90 dias. De fato, o tempo de análise para quase todos os benefícios aumentou. Anteriormente, o limite máximo para análise de todos os benefícios era de 45 dias. Mas o instituto perdeu o prazo.