×

PIS 2022: Saiba como consultar o número do seu benefício

PIS 2022

PIS 2022: Saiba como consultar o número do seu benefício

O PIS é um benefício destinado aos empregados que exercem atividades formais. O número do benefício é gerado quando o funcionário trabalha pela primeira vez e pode ser encontrado por diversos meios digitais. Além disso, o beneficiário pode obter esse código em qualquer agência da Caixa Econômica.

Por isso, para quem tem direito ao PIS/Pasep, mas não sabe ou lembra como consultar o número do benefício, preparamos uma lista com todas as formas de consulta.

Confira abaixo.

Como consultar o número do PIS?

Por telefone

Uma das formas mais convencionais de descobrir o número do PIS é por telefone. Nesse caso, o funcionário deve ligar para a Previdência Social (135) e consultar seu CPF.

Durante a conversa, após selecionar a opção 5, o plantonista confirmará seus dados cadastrais e informará seu número de PIS. O serviço está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Além disso, os colaboradores podem consultar seus benefícios pelo Caixa Cidadão pelo telefone 0800-7260207. O serviço está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Por aplicativo ou site

Carteira de Trabalho Digital – O funcionário pode consultar o número do PIS por meio do aplicativo CTPS, disponível para Android e iOS. Para isso, basta fazer login com sua conta gov.br e ao acessar clique na aba “Contratos” e clique em mais informações (“+”) na frente do nome da sua empresa atual.

FGTS – O número do PIS também pode ser verificado rapidamente no aplicativo do FGTS seguindo o mesmo processo na CTPS. O aplicativo está disponível para download em Android e iOS.

Caixa Trabalhador e Caixa Tem – Por meio dessas plataformas, a Caixa disponibiliza os dados referentes ao PIS, principalmente o seu número.

Caixa – No site da Caixa, as consultas são possíveis por meio do CPF. Basta verificar seu registro NIS. Vale ressaltar que os funcionários que recebem o Pasep também podem fazer consultas pelo site do Banco do Brasil.

Meu INSS – Para acessar o número do seu benefício, basta acessar o Meu INSS com sua conta gov.br. Ao entrar na plataforma, clique em “Meu Cadastro” no canto superior esquerdo.

CNIS – Entrando no site do Cadastro Nacional de Informações Sociais, clique em “Cidadão” e depois na palavra “Cadastro”. Feito isso, clique em “Afiliado”, preencha os dados de forma idêntica aos dados da carteira de trabalho e clique em “Continuar”.

Quem tem direito?

Primeiramente, tendo em vista que serão cobrados os pagamentos referentes ao ano-base 2020, o funcionário deverá:

  • Estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos;
  • Ter recebido em 2020, remuneração média mensal de até dois salários mínimos;
  • Ter trabalhado em 2020, com carteira assinada, durante 30 dias consecutivos, ou não; e
  • Estar com as informações atualizadas pelos empregadores na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

Como saber se tenho direito ao abono?

Para o PIS (trabalhador de empresa privada):

  • No Aplicativo Caixa Trabalhador;
  • No site da caixa;
  • Pelo telefone de atendimento da Caixa: 0800 726 0207.

Para o Pasep (servidor público):

  • Pelos telefones da central de atendimento do Banco do Brasil: 4004-0001 (capitais e regiões metropolitanas);
  • 0800 729 0001 (demais cidades);
  • 0800 729 0088 (deficientes auditivos).