×

PIS libera saque de Cotas; Veja se você tem direito a receber!

PIS libera saque

PIS libera saque de Cotas; Veja se você tem direito a receber!

O Programa de Integração Social (PIS) concedeu cota adicional para os profissionais que trabalharam com carteira assinada entre 1971 e 1988. Segundo a Rádio Senado, a Caixa Econômica Federal tem que resgatar cerca de 25 bilhões de reais, dos quais mais de 10 milhões de brasileiros têm direito.

O dinheiro estava vinculado a uma conta inadimplente que não havia sido devidamente paga do fundo PIS/Pasep, que não existia mais. A ideia é que os cidadãos, estabelecidos oficialmente desde 1988, doem, mas não recebam o dinheiro de volta.

Esses valores são publicados para todos os trabalhadores registrados. A medida é relativamente nova, pois até 2019, esses valores só podiam ser pagos em determinadas circunstâncias.

Sabe-se que a Defensoria Pública (DPU) disse ter solicitado à Caixa a elaboração de um plano de trabalho com o objetivo de estimular o resgate de saldos e até mesmo informar aos brasileiros que o dinheiro existe e pode ser sacado.

Entenda se você tem direito

Primeiramente, é preciso lembrar que, para obter o valor do PIS, o indivíduo deve ter um contrato formal entre 1971 e 1988. Dúvidas sobre recebimento de benefícios podem ser feitas de forma prática pelo aplicativo. Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

A pessoa também pode utilizar os canais de comunicação da Caixa Econômica Federal para verificar sua adequação. Também era permitido ir a uma das casas lotéricas e até mesmo a uma agência bancária. O banco on-line também está disponível se as alternativas não forem viáveis.

Infelizmente, as pessoas que tinham direito ao dinheiro acabaram morrendo ou indo embora. Nesse caso, os familiares têm dúvidas sobre como proceder.

Pois bem, neste caso, os herdeiros do objeto devem comprovar a morte e suas dependências financeiras. Utilizando todos os documentos necessários, conseguiram comprovar os laços familiares e obter o valor pertencente ao falecido.

Como sacar o PIS?

Se você tem direito a esse dinheiro, saiba que é muito fácil retirá-lo. O aplicativo do FGTS pode ser usado. Uma vez dentro, você deve ir para a opção ‘Meus saques’ na parte inferior e clicar em ‘Outros saques’. Procure por “PIS/Pasep”. prepare-se? Você veio ao lugar certo. Basta retirar ou transferir fundos.

Você também pode ir a uma casa lotérica ou Caixa Aqui se preferir fazer o processo você mesmo. Vale lembrar que o prazo para saques é 1º de junho de 2025.