×

PIX é realmente seguro?

PIX é realmente seguro?

PIX é realmente seguro?

A violação de dados do sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central (BC) Pix ocorrerá em certa rotina, disse hoje (11) o presidente da agência, Roberto Campos Neto.

Segundo ele, os casos registrados até agora são leves e as autoridades monetárias estão trabalhando para garantir o menor número possível de incidentes.

“Como nós entendemos que esse mundo de dados vai cada vez crescer mais exponencialmente, os vazamentos vão acontecer com alguma frequência. Não querendo banalizar os vazamentos, porque vamos atacar todos os vazamentos para que eles sejam o mínimo possível”, O presidente do BC disse em evento promovido pela Esfera Brasil que o grupo facilita encontros entre empresários, empresários e lideranças do setor público.

Campos Neto explicou que as informações divulgadas até agora não incluem dados como senhas e movimentações financeiras. Ele acrescentou que os vazamentos incluem principalmente dados disponíveis publicamente.

“A gente tem vazamento, às vezes, que é nome e CPF. Nome e CPF têm no talão de cheque da pessoa. Você tem, às vezes, o vazamento de telefone, que a chave é o telefone celular, mas grande parte das pessoas tem o telefone celular aberto, você entra em um sistema de consulta, bota o nome e acha o telefone”, detalhou Campos Neto.

O BC assumiu uma postura mais clara do que outros países, disse ele, relatando todos os vazamentos em seu site. https://www.bcb.gov.br/acessoinformacao/lgpd?modalAberto=registro_de_incidentes_com_dados_pessoais>.

Na semana passada, o BC disse que não publicaria mais casos de exposição de dados importantes da Pix por meio de notificações, mas apenas listaria os incidentes em seu site.

Ocorrências

Desde o início da Pix, o BC registrou três vazamentos de informações em novembro de 2020. A última foi na semana passada, quando 2.112 chaves Pix vazaram de clientes da instituição de pagamento Logbank.

Em agosto do ano passado, 414.500 chaves Pix vazaram no telefone do Banco do Estado de Sergipe (Banese).

No final de janeiro, 160,1 mil clientes da Acesso Soluções de Pagamento divulgaram as informações. Em nenhuma hipótese foram divulgadas senhas e saldos bancários.

Novas funcionalidades

Campos Neto disse que o Banco Central está desenvolvendo novas funcionalidades para o Pix, como débito automático e saque de dinheiro retido na conta. Ele anunciou uma “agenda internacional” para o sistema de pagamentos instantâneos, mas não forneceu detalhes.

O presidente do BC apresentou os números das modalidades Pix Saque e Pix Troco, que entraram em vigor no final de novembro. Segundo Campos Neto, a Pix Saque, que viabiliza saques em pontos de venda e caixas eletrônicos, movimentou R$ 9,7 milhões em janeiro com um volume de 66,6 mil transações por mês.

O Pix Troco, que permite o pagamento de compras, movimentou R$ 100 mil no mês passado, com 1.300 usos em janeiro.