×

Por que o Bolsa Família foi bloqueado após estar liberado?

Bolsa Família bloqueado

Por que o Bolsa Família foi bloqueado após estar liberado?

Por que o Bolsa Família foi bloqueado após estar liberado? Beneficiários do Bolsa Família que já sacaram o benefício de março estão reclamando que o dinheiro de abril aparece como bloqueado no aplicativo Caixa Tem.

No entanto, não é preciso se preocupar, pois o bloqueio é temporário. O valor de abril já foi depositado na conta digital do Caixa Tem, mas foi bloqueado para que não fosse sacado antes da data oficial do repasse, seguindo o calendário do Bolsa Família.

O calendário é escalonado de acordo com o último dígito do Número de Identificação Social (NIS) do beneficiário. A Caixa Econômica Federal ainda está terminando o repasse do Bolsa Família de março, mas alguns beneficiários já receberam o dinheiro de abril. O bloqueio será retirado na data de repasse do beneficiário, de acordo com o calendário completo de abril a seguir:

  • NIS de final 1: dia 14 de abril;
  • NIS de final 2: dia 17 de abril;
  • NIS de final 3: dia 18 de abril;
  • NIS de final 4: dia 19 de abril;
  • NIS de final 5: dia 20 de abril;
  • NIS de final 6: dia 24 de abril;
  • NIS de final 7: dia 25 de abril;
  • NIS de final 8: dia 26 de abril;
  • NIS de final 9: dia 27 de abril;
  • NIS de final 0: dia 28 de abril.

Bloqueios no Bolsa Família para março e abril

Alguns beneficiários tiveram o Bolsa Família bloqueado por dois meses, março e abril. Qual é o motivo do bloqueio? A resposta é o não cumprimento de uma das regras condicionais do Bolsa Família. Esses beneficiários foram notificados por meio de mensagem enviada pelo aplicativo do Caixa Tem ou do próprio Bolsa Família.

Vale lembrar que o programa original do Bolsa Família já contava com regras semelhantes que também geravam o bloqueio em caso de não cumprimento. Com o retorno do programa, essas regras voltaram a valer já no mês de março. Por isso, é importante conhecer as novas regras condicionais do Bolsa Família para não perder o benefício de transferência de renda. Em casos mais extremos, o beneficiário pode ter o Bolsa Família cancelado definitivamente.

Confira as novas regras condicionais do Bolsa Família:

  • O responsável deve manter a frequência escolar mínima de 60% para crianças de 4 a 5 anos;
  • O responsável deve manter a frequência escolar mínima de 75% para crianças e adolescentes de 6 a 18 anos;
  • Acompanhamento nutricional (peso e altura) das crianças até seis anos;
  • O responsável deve manter a carteira de vacinação da família inteira atualizada;
  • As gestantes devem fazer o acompanhamento pré-natal.

Pente fino do Cadastro Único

Um caso mais extremo de bloqueios e cancelamento do Bolsa Família está relacionado ao pente fino do Cadastro Único (CadÚnico). No final do ano passado, a equipe de transição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) observou um aumento anormal na aquisição de cadastros unipessoais.

Entre setembro de 2021 e agosto de 2022, o Cadastro Único registrou mais de 2 milhões de cadastros unipessoais, mas o número de outras famílias beneficiárias não aumentou nessa mesma proporção, o que levantou suspeitas. Desde janeiro, quando a nova equipe assumiu, o Ministério do Desenvolvimento Social vem analisando os dados.

Assim, em março, cerca de 1,5 milhão de brasileiros foram desligados do CadÚnico e, consequentemente, perderam o Bolsa Família. O ministro Wellington Dias, chefe da pasta do Ministério do Desenvolvimento Social, explicou que apenas foram desligados os beneficiários que o governo tinha 100% de certeza da irregularidade.

No entanto, as famílias que se sentirem prejudicadas podem ir ao CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) para tentar recuperar o programa. Nesse caso, o Responsável Familiar precisará apresentar documentos de renda e moradia, além dos documentos pessoais de cada um dos integrantes da família.