Por que o empréstimo do Auxílio Brasil demora tanto? Explicação do motivo
O empréstimo consignado para o benefício deve ser liberado em setembro, aguardando a espera dos financiadores e beneficiários do Auxílio Brasil, segundo o ministro da cidadania, Ronaldo Bento. A fixação de taxas de juros atrasa a emissão de crédito.
O empréstimo salarial Auxílio Brasil permitirá que os beneficiários do programa comprometam até 40% do valor base do benefício para firmar um contrato de empréstimo, aguardando a divulgação de regulamentação do Ministério da Cidadania para que as instituições financeiras tenham liberdade para conceder crédito.
Alguns bancos que confirmaram que vão oferecer o serviço permitem que os clientes manifestem interesse no crédito consignado por meio de pré-cadastro. Desta forma, forma-se uma base de dados de interessados, que pode ser facilmente disponibilizada no momento da atribuição da emissão de crédito.
Altas taxas do consignado do Auxílio Brasil
Os bancos que realizam o pré-cadastro estão definindo internamente como vão prestar seus serviços, oferecendo juros de até 86% ao ano. Os mercados financeiros prevêem taxas de crédito em torno de 60% ao ano, evidenciado pelo alto risco de endividamento. A previsão supera a taxa de empréstimo consignado de 230% cobrada de aposentados e pensionistas do INSS, que é em média 26% ao ano.
As altas taxas de juros que alguns bancos pretendem cobrar levaram outras instituições financeiras a exigir uma regulamentação mais rígida do crédito consignado, exigindo tetos das taxas de juros. E técnicos do Ministério da Cidadania, que também defendiam um teto de juros pelo menos igual ao percentual cobrado no modelo de aposentado e pensionista. O tema está na pauta diária das reuniões da autoridade competente, o que atrasará a emissão de regulamentos, atrasando a emissão de crédito.
Bancos que vão oferecer o consignado do Auxílio Brasil
Antes mesmo do lançamento, alguns bancos anunciaram se ofereceriam crédito consignado aos clientes que se beneficiariam do Auxílio Brasil:
Bancos que já confirmaram que VÃO OPERAR:
- PicPay;
- Agibank;
- Caixa;
- Banco Pan;
- Banco Safra;
Bancos que ESTÃO AVALIANDO a regulamentação e decidir:
- Banco do Brasil;
Bancos que NÃO VÃO ofertar o empréstimo consignado:
- Itaú;
- Nubank;
- Santander;
- Bradesco;
- Banco Inter;
- C6Bank;
- BMG;
- Sicoob;
Confira: Banco Facta disponibiliza simulação do empréstimo do Auxílio Brasil – Confira