×

Prova de vida digital do INSS só é valida se for feita dessa forma – Confira

Prova de vida digital

Prova de vida digital do INSS só é valida se for feita dessa forma – Confira

Aposentados e pensionistas do INSS precisam fazer prova de vida todos os anos, pois isso comprova que estão vivos e podem continuar a receber benefícios da Previdência Social. Este é um procedimento utilizado para evitar fraudes e pagamentos indevidos.

Cerca de 720 mil aposentados, pensionistas e pessoas que receberam anistia política do poder executivo federal devem passar por esse procedimento.

A partir de maio de 2021, esse público não precisa mais se deslocar até a agência bancária para fazer prova de vida no mês de nascimento,

Os canais digitais atualmente disponíveis podem ser usados ​​para cumprir essa demanda remotamente. Segundo o Ministério da Economia, a prova de vida digital já teve mais de 300 mil acessos.

Esse tipo de procedimento é cada vez mais atraente para os beneficiários que buscam agilidade, comodidade e segurança, pois permitem que a comprovação de vida seja feita a qualquer momento sem sair de casa, inclusive no exterior.

Como realizar a prova de vida digital?

Há mais de uma maneira de realizar uma prova de vida digital. Do seu celular, por meio de verificação facial no aplicativo gov.br, e pela plataforma sougov.br para monitorar e acessar as credenciais.

Para ser certificado digitalmente, o beneficiário deve ter uma biometria (identidade digital) registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou na Agência Nacional de Transportes (Senatran).

Você precisa instalar o aplicativo gov.br no seu celular, com o qual o face é validado, e o aplicativo sougov.br para acompanhar a situação e obter o comprovante de vida.

Outra ferramenta para facilitar a vida do público que faz valer a prova de vida da Administração Pública Federal é o analytics, que estará disponível desde 2021.

Prova de Vida Digital no aplicativo gov.br

Com o app gov.br, o reconhecimento facial é a prova de vida. Ao realizar o reconhecimento facial, o aplicativo comprova que a pessoa está viva e envia essa informação para a autoridade pagadora.

Siga as instruções passo a passo para concluir o processo:

  1. Baixe e acesse o aplicativo gov.br;
  2. Crie uma conta caso ainda não possua sua conta gov.br;
  3. Assim que logar no aplicativo, na tela inicial, em “Serviços”, clique em “Prova de vida”;
  4. Na tela “Histórico de Prova de vida”, selecione a “Prova de vida pendente”;
  5. Na tela “Autorização”, clique em “Autorizar”;
  6. Siga as instruções para fazer o reconhecimento facial;
  7. Depois que o finalizar o reconhecimento facial com sucesso, clique em “OK”;
  8. Na tela de Autorização, o status da sua Prova de Vida mudará para “Autorizado”;
  9. Faça o acompanhamento da Prova de Vida pelo site do seu órgão pagador.

Alerta importante.

Desde de 1º de janeiro deste ano, a Prova de vida dos servidores federais aposentados, pensionistas e anistiados voltou ao calendário normal: e deve ser feita no mês de nascimento do beneficiário,conforme previsto na Portaria nº 244 e Instrução Normativa nº 45 , ambos de 15 de junho de 2020.

CONTINUE LENDO ->