Prova de vida do INSS via WhatsApp

Prova de vida do INSS via WhatsApp é falsa – Cuidado com o golpe!

Se for fazer a prova de vida do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), fique atento a um novo golpe que surgiu recentemente. Os criminosos enviam mensagens pelo WhatsApp do Segurado informando que o procedimento está disponível pelo aplicativo, mas as informações são falsas.

A prova de vida só pode ser pessoalmente na agência bancária. Somente em alguns casos os aposentados e pensionistas podem fazer o exame pela Internet, mas diretamente no app Meu INSS.

Para poder utilizar o procedimento digital, que é realizado por meio da biometria, o segurado deve receber um convite por e-mail ou SMS. A prova de vida digital está sendo testada, então apenas aqueles que possuem uma carteira de motorista nacional digital (CNH) ou registraram novamente o título de eleitor podem participar.

Como evitar o golpe?

Para não ser vítima deste tipo de golpe, nunca clique em links nem responda a mensagens que não sejam enviadas por meios oficiais. Desconfie sempre de quem está solicitando dados como fotos, senhas e dados pessoais, pois o INSS nunca solicita esse tipo de informação por meio de mensagens.

Se alguém enviar uma mensagem pelo WhatsApp dizendo que sua prova de vida está disponível no aplicativo, bloqueie o contato e denuncie o crime.

De posse dos dados do segurado, o fraudador pode cometer uma série de crimes, como solicitando empréstimos e cartões em seu nome, abrindo contas. Em caso de dúvidas, entre em contato com o app Meu INSS ou 135.

Veja mais: INSS pode suspender ou cancelar 12 milhões benefícios – Entenda

%d blogueiros gostam disto: