×

Prova de vida volta a ser obrigatória para segurados do INSS

prova de vida

Prova de vida volta a ser obrigatória para segurados do INSS

A Prova de Vida do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), também conhecido como “comprovação de Vida”, é um programa para segurados que recebem pagamentos por meio de conta corrente, poupança ou cartão magnético.

O objetivo da Prova de vida é provar que o segurado está vivo, permitindo que o INSS continue pagando o INSS mensalmente e evitando fraudes de benefícios previdenciários.

Prova de vida a partir de 2022

No início do ano, o INSS editou o Decreto 1.408, estabelecendo novas regras para a comprovação de vida.

Pela regulamentação, os segurados do INSS não precisam mais sair de casa para provar que estão vivos e têm direito aos benefícios.

Isso porque o instituto agora usa bancos de dados públicos e comportamentos como votar em eleições e se vacinar para determinar se o segurado ainda está vivo.

Conforme anunciado pelo INSS, as mudanças estão sendo implementadas gradativamente e devem terminar em 31 de dezembro deste ano.

Com isso, o instituto informou que os segurados não terão seus pagamentos congelados este ano por falta de comprovação de vida.

Como a prova de vida será feita?

De acordo com o disposto no Decreto nº 1.408, a certidão de vida será considerada válida nos seguintes casos:

  • O segurado acessar o aplicativo Meu INSS com selo ouro ou outro aplicativos dos órgãos e entidades públicas que possuam certificação e controle de acesso no Brasil e exterior;
  • Quando o segurado realizar empréstimo consignado realizado com reconhecimento biométrico;
  • Durante o atendimento presencial nas agências do INSS, ou por reconhecimento biométrico em entidades e instituições parceiras;
  • Através de perícia médica por telemedicina ou presencial, assim como no SUS ou rede conveniada.
  • Durante cadastro ou recadastramento em órgãos de trânsito e segurança pública;
  • No processo de vacinação;
  • No processo de atualização do CadÚnico do governo;
  • Quando o segurado realizar votação nas eleições;
  • No processo de renovação e emissão de documentos oficiais como RG, CNH passaporte, etc;
  • Pelo recebimento do pagamento de benefício com reconhecimento biométrico;
  • Através da declaração do Imposto de Renda, titular ou considerado como dependente.

Vale lembrar que caso o segurado queira continuar com os trâmites de comprovação de vida no banco, isso pode ser feito normalmente.

Isso porque nenhuma instituição financeira pode se recusar a fornecer comprovante de vida para o segurado.

Cuidado com golpes

Infelizmente, o número de golpes para o seguro INSS está aumentando a cada dia, e nesse sentido, os beneficiários precisam estar atentos.

É importante lembrar que o INSS não enviará mensagem via WhatsApp, e-mail ou telefone para solicitar comprovante de vida.

Dessa forma, mesmo que a pessoa contatada tenha seus dados, ela não confirmará nem aceitará nada porque provavelmente é uma farsa.

Em caso de dúvida, desligue ou ignore o WhatsApp e o e-mail e entre em contato com o INSS através do call center único oficial número 135 ou da plataforma Meu INSS.

Deixe uma resposta