Pular para o conteúdo

Quais os benefícios do INSS para quem sofre com doenças cardiovasculares?

doenças cardiovasculares

As doenças cardiovasculares são uma série de problemas que afetam o coração e os vasos sanguíneos e surgem com a idade, muitas vezes associados a estilos de vida pouco saudáveis, como dieta rica em gorduras e sedentarismo.

E como algumas doenças cardíacas são graves, as pessoas com doenças cardíacas podem obter benefícios do governo.

Doenças cardiovasculares que limitam a capacidade de trabalho

As doenças cardiovasculares que limitam cada vez mais o desempenho físico são as doenças cardíacas. A doença cardíaca inclui todas as doenças que afetam o coração, como:

  • Cardiopatia congênita – são defeitos cardíacos presentes desde o nascimento. Nos casos mais graves, geralmente começa logo após o nascimento do bebê; em casos mais leves, pode ser diagnosticado quando a pessoa já está na idade adulta.
  • Doenças no miocárdio – é um defeito do músculo cardíaco. Em muitos casos, o órgão não consegue bombear o sangue adequadamente.
  • Infecção no coração – Causada quando bactérias, vírus, fungos ou parasitas atingem o músculo cardíaco.
  • Cardiopatia de válvulas – O coração tem quatro válvulas que abrem e fecham para permitir que o sangue flua através do órgão. Uma variedade de fatores pode danificar a válvula e causar doenças.
  • Cardiopatia hipertensiva – é o resultado da pressão alta, que sobrecarrega o coração e os vasos sanguíneos e leva a doença.
  • Cardiopatia isquêmica – As artérias do coração se estreitam devido ao acúmulo de gordura, resultando na redução do suprimento de sangue para os órgãos. Esta doença pode causar angina (dor no peito) ou, em casos agudos, um ataque cardíaco.

Cardiopatias dão direito a aposentadoria ou auxílio doença?

O cidadão pode ter direito ao benefício do INSS por motivo de doença quando diagnosticado com cardiopatia grave, porém, é necessário realizar a perícia médica do Instituto.

O auxílio-doença está disponível para os cidadãos com doenças cardíacas graves se os peritos médicos do INSS considerarem a possibilidade de o segurado retomar a atividade após o afastamento.

A aposentadoria por invalidez é para os cidadãos que estão permanentemente impossibilitados de exercer atividades laborais e não têm possibilidade de recuperação em outras ocupações.

A perícia médica é uma atividade realizada pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para conceder determinados benefícios por qualquer doença que impeça o empregado de trabalhar ou possa comprometer sua saúde em decorrência de seu cargo ou função.

Como agendar perícia médica?

1. Acesse Meu INSS;
2. Depois vá em Do que você precisa?, e escrever Agendar Perícia. Em seguida: Novo Requerimento;
3. Vá em “Perícia Inicial”, se for a primeira vez, ou “Perícia de Prorrogação”, se já estiver em benefício.
4. Sega as orientações que aparecem na tela;
5. Coloque os dados necessários para concluir o seu pedido.

Também pode ser feito ligando para a Central de Atendimento do INSS no número 135 e seguindo as instruções. Desta forma, o endereço e o número de telefone do beneficiário também podem ser atualizados, se for o caso.

Quais documentos médicos devo levar no dia da perícia?

É importante recolher todos os documentos como:

  • Documento de identificação com foto;
  • Carteira de trabalho;
  • Comprovante de endereço;
  • ASO emitido pelo médico do trabalho, em que se atesta a condição de saúde do trabalhador;
  • Carta da empresa declarando o último dia de trabalho;
  • Atestado médico com diagnóstico e tratamentos, e dados do profissional que elaborou;
  • Exames que comprovem a doença ou lesão;
  • Receitas que indiquem a medicação utilizada pelo paciente.

É importante lembrar que os documentos apresentados no dia do exame médico não podem ter mais de três meses da data de emissão.

CONTINUE LENDO ->