×

Quais doenças da coluna podem levar à aposentadoria? Confira

Quais doenças da coluna podem levar à aposentadoria? Confira

A Aposentadoria por Invalidez Permanente, ou Aposentadoria por Invalidez, é um benefício previdenciário do INSS destinado a fornecer qualquer emprego a uma pessoa com deficiência permanente.

Para conseguir a Aposentadoria por Invalidez, você precisa:

  • Ter uma carência mínima de 12 meses;
  • Estar contribuindo para o INSS no momento em que a doença te incapacita ou estar no período de graça;
  • Incapacidade total e permanente para o trabalho, devidamente comprovada por laudo médico pericial. Ou seja, você não deve ser capaz de trabalhar adequadamente e não ser capaz de se reabilitar para outras ocupações.

Imagem por @user14636459 / freepik

Doenças ou dores na coluna que podem gerar a aposentadoria?

Sim! A doença da coluna interfere muito nas atividades diárias, comprometendo a qualidade de vida.

Problemas nas costas são uma das principais causas de afastamento do trabalho, assim como emergências e consultas hospitalares. Alguns problemas na coluna são degenerativos, ou seja, pioram progressivamente, limitando algumas funções básicas do corpo.

Se tiver uma doença da coluna vertebral que cause incapacidade total e permanente para o trabalho, e um relatório médico especializado o comprove, receberá uma pensão por invalidez.

Doenças na coluna que podem gerar a aposentadoria

Hérnia de disco

Uma hérnia de disco ocorre quando uma porção do disco sai de sua posição normal e comprime as raízes nervosas que se ramificam da medula espinhal e emergem da coluna.

Sintomas: Uma hérnia de disco pode causar dor no pescoço, dor irradiada no braço, dor no ombro e dormência ou formigamento no braço ou na mão.

Artrose na coluna

A artrose na coluna é uma doença caracterizada pelo desgaste da cartilagem ou pela degeneração das articulações, resultando em diminuição do movimento da coluna e possivelmente dor lombar.

Sintomas: Rigidez articular, estalos na articulação, dor na coluna, limitação do movimento.

Lombalgia

A dor lombar pode ser definida como dor na região lombar, a área mais baixa da coluna próxima à pelve. Também é conhecida como “dor lombar”, “dor nas costas”, “dor nos rins” ou “dor no quarto”.

Os sintomas da lombalgia são dores localizadas abaixo da décima segunda costela até a dobra do quadril, definida como região lombar. A dor também pode irradiar para o meio da coxa.

Cervicalgia

Cervicalgia é o termo coloquial para dor na coluna cervical, causada por diferentes tensões, músculos, fatores mecânicos ou compressão de nervos.

Os sintomas : dor no pescoço e no braço, febre, tontura, formigamento, calafrios, tremores, dormência, ombro, dedo ou dor no pescoço irradiando para o braço.

Discopatia degenerativa

A doença degenerativa do disco é uma condição que afeta os discos na coluna lombar. Caracteriza-se pelo desgaste do disco intervertebral, que é responsável pela “almofada” entre as vértebras.

O sintoma mais comum é a dor na coluna lombar e/ou cervical (pescoço), que pode irradiar para as extremidades superiores (escápulas, braços) e inferiores (nádegas, pernas). Em alguns casos, pode ocorrer dormência e formigamento nas extremidades e fraqueza muscular.

Osteofitose

A osteofitose, também conhecida como bico de papagaio, é caracterizada pela formação de osteófitos na coluna que alteram a postura normal de uma pessoa.

Na maioria dos casos não há sinais ou sintomas, e a presença de um bico de papagaio geralmente só é conhecida por um raio-X de outra condição.

Escoliose

A escoliose é a curvatura anormal da coluna para um lado do tronco, determinada pela rotação das vértebras, e afeta cerca de 3% dos brasileiros.

Casos leves podem não afetar a vida diária. Mas casos graves podem ser angustiantes e limitar as atividades normais.

Suspeita-se de escoliose quando um ombro parece mais alto que o outro ou quando a pelve parece inclinada.