Quando o 13° salário do INSS será pago? Crescem expectativas para antecipação

O ministro da Economia, Paulo Guedes, confirmou que os aposentados e pensionistas do INSS receberão novamente em 2021 o 13° salario antecipado.

Esta medida deverá ser implementada após a aprovação do orçamento geral da União para este ano. Vale lembrar que o mesmo método de transferência foi usado no ano passado para mitigar o impacto econômico da pandemia.

Entre abril de 2020 e junho de 2020, os beneficiários receberam o 13° salario em duas parcelas.

O pagamento foi adicionado à tabela de benefícios mensais. Na ocasião, a proposta abriu espaço para operações de recuperação financeira nessa categoria, que não eram consideradas para transferências relacionadas ao auxilio emergencial.

“O abono salarial já foi antecipado. Agora, assim que aprovar o orçamento, vai ser antecipado o décimo terceiro justamente dos mais frágeis, dos mais idosos, como fizemos da outra vez”, disse Guedes Após encontro com o vice-presidente da Câmara dos Deputados Daniel Freitas (PSL-SC), ele informou sobre as propostas de emendas à Constituição de Emergência (PEC).

Redução de salário e jornada

Outra ação proposta por Guedes é a retomada do programa de suspensão de contratos e redução da jornada de trabalho, o chamado “Benefício Extraordinário de Retenção de Trabalho e Renda (BEm)”, que entrou em vigor no ano passado.

“O BEm, que é o programa de preservação de empregos, já estão sendo disparadas as novas bases. Então, tem mais coisa vindo por aí”, declarou o ministro.

Em geral, a medida prevê a suspensão do contrato ou a redução da jornada de trabalho do empregado pelo patrão. Em contrapartida, o trabalhador recebe o montante do seguro-desemprego a que teria direito se tivesse sido despedido.

Se o empregador optar pelo regime, não pode despedir o trabalhador depois de expirado o auxílio para o período em que o BEm foi pago.

Veja Mais: Saiu o calendário de prova de vida do INSS 2021! Veja quando fazer para não perder seu benefício

%d blogueiros gostam disto: