×

Quando vou entrar no Vale-gás?

Vale-gás

Quando vou entrar no Vale-gás?

Cerca de 200.000 pessoas perderam o direito de receber dinheiro dos vales de gás do estado durante o período de pagamento entre fevereiro e abril.

No entanto, o governo federal continua reafirmando que o plano é aumentar o número de usuários no repasse nos próximos meses. Este era o plano original desde que o lançamento começou em dezembro passado.

Se a promessa for confirmada, o governo federal deverá agregar mais pessoas ao Carimbo Nacional de Gasolina a partir de junho próximo.

É importante lembrar que os Vales de Gás Nacional são pagos bimestralmente, ou seja, as transferências só são feitas bimestralmente. A propósito, um deles aconteceu agora em abril.

No entanto, não há garantia de que novas entradas aparecerão mesmo em junho. É, portanto, uma possibilidade. Não há nenhuma regra no desenho do voucher de gás que obrigue o governo federal a incluir todos os usuários elegíveis ao programa. Ao contrário, o documento original deixa o número de novas entradas exclusivamente a critério do Ministério da Cidadania.

Mesmo que apareçam novas entradas, é improvável que os números sejam grandes. Segundo o próprio governo federal, não resta muito espaço no orçamento de 2022. Como resultado, apenas algumas centenas de milhares de cidadãos são elegíveis para benefícios.

Mais de 18 milhões de pessoas receberam vales nacionais de gás, mas ainda não os receberam. Hoje, segundo o Ministério da Cidadania, mais de 5 milhões de brasileiros receberam a folha de pagamento do Vale Gás Nacional em abril deste ano.

Quem tem direito ao vale-gás

O texto original do programa previa o pagamento de benefícios para todos os inscritos no Cadunico que ganhassem pelo menos meio salário mínimo.

Além desse público, também serão elegíveis os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Mulheres vítimas de violência doméstica também receberam atenção.

No geral, mais de 24 milhões de pessoas estão agora seguindo as regras. No entanto, como mencionado anteriormente, apenas mais de 5 milhões de pessoas realmente receberam benefícios. Até agora, a lógica do recebimento não mudou.

Não há inscrição

Com ou sem aumento do número de usuários do programa, resta o fato de que não há nenhum tipo de registro para inserir no nacional de gás. O governo federal explica que utiliza apenas os dados contidos no CadÚnico.

Para entrar nessa lista do governo federal, você precisará entrar em contato com a prefeitura para saber como funciona o processo de entrada lá. O procedimento de inserção é sempre da responsabilidade do município.

Os cidadãos podem usar o aplicativo CadÚnico para iniciar o processo de entrada na lista. No entanto, a conclusão do processo só pode ser feita presencialmente em local designado pela prefeitura.

CONTINUE LENDO ->