×

Quem fez empréstimo consignado durante o Auxílio Brasil e foi bloqueado no Bolsa Família ainda precisa pagar?

Quem fez empréstimo consignado durante o Auxílio Brasil e foi bloqueado no Bolsa Família ainda precisa pagar?

Com a retomada do programa Bolsa Família, o governo federal está realizando uma série de revisões para identificar beneficiários que estão recebendo o auxílio indevidamente. Além disso, o objetivo da análise é verificar a existência de cadastros incorretos e possíveis fraudes que ocorreram durante o Auxílio Brasil.

Leia mais: Andamento da MP do Bolsa Família pode incluir a criação do décimo terceiro

Os cortes no Bolsa Família geraram um problema adicional para algumas famílias: o pagamento do empréstimo consignado. Alguns beneficiários que foram excluídos do programa ainda possuem contratos de empréstimo com desconto em folha vigente, o que totaliza cerca de 104 mil pessoas.

Com o corte do benefício, surge a dúvida se essas pessoas precisam continuar pagando as parcelas do empréstimo ou serão liberadas dessa obrigação. É um cenário preocupante, já que alguns grupos perderam a principal fonte de renda para quitar as dívidas.

Calote pode chegar a R$ 200 milhões

Apesar de terem sido excluídos do Bolsa Família, os tomadores de empréstimo consignado precisam continuar pagando suas parcelas. Como sua renda é muito baixa, mal dá para pagar as despesas básicas, e as chances de inadimplência são altas.

Os especialistas afirmam que os juros já previam essa possibilidade. Mas se as 104 mil pessoas não pagarem, o calote dos bancos poderá chegar a R$ 200 milhões. Agora, como não há mais o benefício para que a parcela seja descontada automaticamente, os bancos enviarão um boleto. Para evitar a negativação, é importante que as parcelas sejam pagas em dia.

Dívidas do consignado Auxílio Brasil serão perdoadas?

No início do ano, foi divulgada a notícia de um possível perdão para as dívidas dos beneficiários que perderam o Auxílio Brasil e ainda possuíam empréstimos consignados em aberto. No entanto, a presidente da Caixa Econômica Federal, Rita Serrano, descartou essa possibilidade, uma vez que a medida afetaria diversos setores, como os recursos dos bancos e os contratos em vigor.

Mesmo assim, o ministro da Cidadania, Wellington Dias, afirmou que o governo está buscando soluções para ajudar essas pessoas. O programa Desenrola Brasil, que tem previsão de lançamento em breve, pode oferecer a possibilidade de renegociação das taxas e parcelas do consignado do Auxílio Brasil.