×

Quem recebe Auxilio Brasil precisa declarar IMPOSTO DE RENDA?

Quem recebe Auxilio Brasil precisa declarar IMPOSTO DE RENDA?

Quem recebe Auxilio Brasil precisa declarar IMPOSTO DE RENDA?

O Auxílio Brasil é um dos principais projetos sociais implementados no Brasil. No total, cerca de 21 milhões de famílias desfavorecidas recebem esse benefício.

No entanto, muitas vezes há dúvidas sobre o auxílio e sua relação com o imposto de renda. Afinal, é necessário declarar o valor ao IRS?

Confira as respostas abaixo para ver as regras do próximo ano!

Regras para beneficiários do Auxílio na hora da declaração

Permanece essa suspeita do Auxílio Brasil, pois a Receita Federal determinou no ano passado que, em alguns casos, será necessária a declaração. Mas isso ainda se aplica ao próximo ano?

A resposta é que em alguns casos é necessário incluir o Auxílio Brasil na declaração do IRPF.

Isso acontece quando a renda do beneficiário ultrapassa R$ 28.559,70. Esta é a regra em vigor em 2022. No entanto, a ideia no ano que vem é que os beneficiários fiquem isentos desses impostos.

Por isso, foi criado um projeto para esse fim, que tramita na Câmara dos Deputados, para dar imunidade total aos beneficiários dos programas sociais do governo, incluindo o Auxílio Brasil.

Este projeto foi escrito pelo Vice Nereu Crispim do PSD. Segundo ele, não faz sentido o governo dar benefícios aos cidadãos e depois pedir o dinheiro de volta na forma de impostos.

Deve-se dizer que este texto ainda está em discussão. Portanto, não há certeza se as mudanças no Auxílio Brasil realmente ocorrerão. A proposta foi agora submetida à Comissão de Finanças e Fiscalidade. Depois veio a Constituição e a Comissão de Justiça e Cidadania.