×

Reconhecimento de firma agora pode ser feito pela internet – Veja como

Reconhecimento de firma agora pode ser feito pela internet – Veja como

Já é possível reconhecer firma via autenticidade pela internet, o procedimento que antes era possível apenas de forma presencial em um cartório, agora pode ser feito a distância,de forma online.

A nova ferramenta online de reconhecimento de firma chama-se “e-Not Assina” e foi iniciada pelo Conselho Nacional de Justiça e Colégio Notarial do Brasil/Conselho Federal.

O e-Not Assina é uma plataforma onde é possível assinar documentos digitalmente e reconhecer uma assinatura eletrônica em cartório emitindo um certificado digital autenticado.

Desta forma, a identificação digital no documento é apresentada pelo e-Not Assina, de acordo com a tabela nacional de taxas do notário.

Veja como utilizar a plataforma

Para usar a identificação por assinatura digital, os cidadãos devem possuir um certificado digital autenticado.

Cada signatário do documento deve possuir certificado digital autenticado emitido por tabelião credenciado pelo e-Not Assina.

Os cidadãos podem consultar os notários credenciados na plataforma através da página de pesquisa  e-notariado.org.br/customer/service-providers.

Assim, o documento é válido por três anos e também é autenticado por um notário que identifica a pessoa e o link para a certidão.

Com a certidão em mãos, basta que o cidadão faça o upload do documento que deve ser assinado eletronicamente e indique quem deve assiná-lo.

Por fim, você precisará assinar digitalmente o documento e enviá-lo ao destinatário final, após o qual o documento poderá ser usado para a finalidade a que se destina.

Em caso de dúvida, existe um manual do usuário na plataforma que você pode acessar aqui.

Deixe uma resposta