×

Redução de juros para empréstimo consignado do INSS beneficia aposentados

Redução de juros para empréstimo consignado do INSS beneficia aposentados

O crédito consignado do INSS, destinado aos aposentados, teve uma redução oficial em suas taxas de juros de 2,14% para 1,7%, conforme divulgado em resolução publicada pelo Ministério da Previdência Social no Diário Oficial da União, na última quarta-feira (15).

Com essa medida, os aposentados poderão desfrutar de empréstimos com juros mais baixos, o que pode representar uma economia significativa ao longo do tempo.

Leia também: Qual é o tempo de contribuição necessário para que os MEIs possam se aposentar?

A resolução do Ministério da Previdência Social, que reduziu os juros do crédito consignado do INSS para aposentados, também impactou no teto dos juros para o cartão de crédito consignado, que agora passou de 3,06% para 2,62% ao mês.

É importante destacar que essa medida só se aplica a novos contratos, enquanto os clientes que já contrataram o empréstimo seguirão as taxas previstas no contrato.

A mudança é uma excelente notícia para cerca de 8 milhões de cidadãos que têm empréstimos consignados, os quais são descontados diretamente em suas folhas de pagamento.

Esse número inclui aproximadamente 1,8 milhão de beneficiários que alcançaram o limite máximo de desconto de 45% da aposentadoria ou pensão.

A expectativa do governo é que a redução dos juros resulte em uma economia significativa para os aposentados e pensionistas.

Novo limite de juros do consignado do INSS chega em boa hora

Na última segunda-feira (13), o Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) aprovou, por 12 votos a 3, um novo limite para os juros do crédito consignado do INSS. De acordo com a decisão, os juros foram reduzidos visando combater as altas taxas abusivas que prejudicam os aposentados e pensionistas. Vale ressaltar que essa medida só se aplica a novos contratos.

Segundo o ministro da Previdência, Carlos Lupi, a redução dos juros é uma medida importante para proteger as pessoas mais vulneráveis. Ele também informou que a próxima reunião do Conselho, que ocorrerá em 27 de abril, discutirá o percentual de margem de desconto na folha.

O presidente do INSS, Glauco Wamburg, informou que a média de renda dos aposentados e pensionistas que utilizam o crédito consignado está em torno de R$ 1,7 mil. Além da redução dos juros, a reunião do CNPS também criou uma comissão de trabalho para analisar o sistema de cartão de crédito consignado para os beneficiários do INSS. Essa comissão, que terá a mesma proporção do conselho, deverá concluir a análise em 60 dias.

Outra comissão foi formada para discutir a composição e competência do colegiado em até 90 dias. Com essas ações, o governo espera melhorar o acesso e as condições de empréstimos consignados para aposentados e pensionistas.