×

Renegociação de dívidas: saiba como se juntar ao mutirão agora

Renegociação de dívidas

Renegociação de dívidas: saiba como se juntar ao mutirão agora

Começou hoje, quarta-feira, 1º de março, mais um mutirão de renegociação de dívidas que irá conceder descontos e prazos especiais para o pagamento de dívidas em aberto. Veja como participar.

Até o dia 31 de março, aqueles que desejam renegociar suas dívidas poderão participar da iniciativa. Débitos provenientes de cartão de crédito, cheque especial e crédito consignado poderão ser negociados, bem como outros valores em atraso com instituições bancárias e financeiras.

No entanto, empréstimos atrasados que tenham sido garantidos por bens não são elegíveis para renegociação.

Como participar do mutirão de renegociação de dívidas 

  • Contate o seu banco ou financeira através  dos canais oficiais da instituição
  • Informe qual é a dívida que deseja pagar e questione para descobrir as condições oferecidas. 
  • Caso aceite a proposta oferecida, peça para assinar o acordo de negociação. 
  • Se a proposta não te agradar, faça contrapostas para chegar a um acordo que caiba em seu orçamento.

Como saber se tenho dividas em aberto 

Através da plataforma Registrado, é possível verificar empréstimos e financiamentos em seu nome, bem como informações financeiras como contas bancárias, investimentos e chaves PIX.

Dicas para não se endividar

Anote todos os gastos mensais

Para manter suas despesas sob controle, é importante anotar tudo em um caderno ou planilha. Isso proporciona uma visão completa de onde o dinheiro está sendo gasto e ajuda a evitar confusão entre os muitos pagamentos a serem feitos.

Envolva os familiares

Neste momento, é importante contar com a colaboração da família no processo de organização de despesas. Cada membro da casa pode contribuir com ideias para reduzir as contas ou obter dinheiro extra, seja através de um trabalho adicional ou da venda de itens que não são mais utilizados.

Evite os gastos desnecessários

Neste momento de ajuste de despesas, é importante verificar como é possível economizar. Não subestime pequenas economias, como apagar as luzes ao sair de um cômodo, tomar banhos mais curtos, utilizar o chuveiro na posição verão e juntar uma quantidade maior de roupas antes de lavar.