×

Revelado o Motivo do atraso do Empréstimo Auxílio Brasil – Confira

Revelado o Motivo do atraso do Empréstimo Auxílio Brasil

Revelado o Motivo do atraso do Empréstimo Auxílio Brasil – Confira

O consignado do Auxílio Brasil ainda não podem ser contratados pelos beneficiários do programa. Uma data ainda não foi definida, embora o governo tenha prometido começar em setembro deste ano.

A ideia é colocar um teto de juros nessa abordagem, sem que nenhuma linha de crédito seja alvo de críticas e aponte para o risco de uma população superendividada. Para implementar essa medida e manter o valor dos benefícios, são necessários cortes para viabilizar o orçamento de 2023.

As famílias podem cobrir até 40% do valor do benefício, que hoje é de R$ 600. Ainda não há detalhes sobre a taxa, e a legislação ainda exime a coalizão de qualquer responsabilidade pela concessão de empréstimos ao público.

Segundo um representante do ministério, se o banco central aprovar o teto, seria melhor adotar a alíquota do salário mínimo para aposentados e pensionistas do INSS, que é de 2,14% ao mês.

Para os especialistas, o principal motivo desse atraso é a eleição, pois quanto mais próximo da eleição, maior o índice de aprovação do titular.

Situação dos bancos com o empréstimo do Auxílio Brasil

Poucas instituições financeiras estão interessadas no consignado da Auxílio Brasil por falta de garantias do governo federal. Por outro lado, os bancos que pretendem aderir ao pré-cadastro de crédito com juros de até 80% ao ano, o que tem sido apontado como abusivo por entidades que protegem grupos vulneráveis.

Uma das principais razões pelas quais os bancos desistem desses empréstimos é que o Auxílio Brasil não é permanente.

Em caso de congelamento ou cancelamento de benefícios, o banco precisará cobrar diretamente do beneficiário. Uma grande porcentagem dessas famílias é negativa e incapaz de pagar mais dívidas.

Dessa forma, o banco considera arriscado oferecer essa linha de crédito com juros baixos, principalmente quando é possível cancelar e bloquear o benefício.

Perigos do empréstimo consignado do Auxílio Brasil

O crédito consignado, embora garanta financiamento imediato, pode impactar a renda futura de uma família. Principalmente porque o governo anunciou que não há restrições de juros para empréstimos.

Você não pode deixar de pagar parcelado ou violar as regras de pagamento até que o valor total seja pago. O empréstimo é descontado diretamente do valor do Auxílio Brasil, portanto, o valor mensal recebido do benefício foi descontado.

Portanto, é importante que todas as partes envolvidas estejam atentas à possibilidade de que esse financiamento direto possa levá-las a contrair dívidas. Eles também devem entender se não há outras possibilidades alternativas de crédito sem juros.

Apesar de aprovado, a situação do empréstimo salarial com o Auxílio Brasil tem causado fortes represálias na sociedade e especialistas de diversas áreas.

Mesmo com a garantia de que os fundos imediatos nas contas dos brasileiros sejam lastreados em benefícios, a possibilidade de os juros acabarem endividados a mais populações continua sendo uma preocupação constante.

A corporação de defesa do consumidor é totalmente contra as medidas instituídas pelo governo, principalmente porque a finalidade principal do dinheiro é a sobrevivência da família e todos na sociedade devem garantir isso.