×

Revisão do cadastro do Bolsa Família já está em andamento e tem data definida

Pente-fino do Bolsa Família 2023

Revisão do cadastro do Bolsa Família já está em andamento e tem data definida

A revisão do cadastro do Bolsa Família já está em andamento e tem data definida! Fique por dentro de todas as informações e saiba como garantir a continuidade do seu benefício. Confira agora mesmo.

A revisão  do Cadastro Único (CadÚnico) para os benefícios sociais brasileiros está em andamento e tem uma nova data de desligamento. Segundo o ministro Wellington Dias (PT), responsável pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), pelo menos 1 milhão de brasileiros podem ser desligados do CadÚnico e, consequentemente, deixar de receber o Bolsa Família.

A revisão começou em janeiro e o primeiro corte de beneficiários ocorreu em março, quando 1,5 milhão de pessoas foram retiradas do Cadastro Único e, consequentemente, perderam o Bolsa Família. O segundo corte está previsto para começar em 14 de abril.

O foco da revisão cadastral é identificar beneficiários que se cadastraram irregularmente como segurados unipessoais, ou seja, famílias compostas por apenas uma pessoa. Nesse caso, os beneficiários que se cadastraram como unipessoais mesmo vivendo com outras pessoas podem perder o Bolsa Família em abril.

Além disso, os beneficiários que possuem uma renda superior ao teto estipulado pelo Cadastro Único (atualmente R$ 218 por pessoa) também podem ser identificados pela revisão cadastral e perder o Bolsa Família.

É importante lembrar que a revisão cadastral é fundamental para garantir que o benefício chegue às famílias que realmente precisam. Por isso, é fundamental que os beneficiários mantenham seus cadastros atualizados e estejam atentos às informações divulgadas pelo MDS e pelo Bolsa Família.

Alerta no Bolsa Família: lista de beneficiários em risco de bloqueio em abril foi divulgada!

Motivos que bloqueiam o Bolsa Família

Além disso, os beneficiários que não fizerem a revisão cadastral também podem perder o Bolsa Família. Isso porque uma das regras do Cadastro Único é a revisão dos dados a cada dois anos. O não cumprimento dessa regra pode gerar o cancelamento do CadÚnico e, consequentemente, a perda do Bolsa Família.

O Bolsa Família também possui critérios condicionais que devem ser cumpridos pelos beneficiários para evitar o bloqueio do benefício. Essas regras já existiam no programa e foram retomadas em março, resultando no cancelamento do pagamento para aqueles que não as cumpriram. Abaixo estão listados esses critérios:

  • O responsável deve garantir que as crianças de 4 a 5 anos tenham frequência escolar mínima de 60%;
  • O responsável deve garantir que as crianças e adolescentes de 6 a 18 anos tenham frequência escolar mínima de 75%;
  • As crianças com até 6 anos de idade devem ter o acompanhamento nutricional (peso e altura) atualizado;
  • A carteira de vacinação de toda a família deve estar atualizada;
  • Gestantes devem fazer o acompanhamento pré-natal.

Repasse do Bolsa Família em abril

O Governo Federal confirmou o repasse do Bolsa Família referente ao mês de abril, o qual será realizado nos últimos 10 dias úteis deste mês. Com isso, o pagamento teve início no dia 14 de abril e será realizado de acordo com as escalas baseadas no último dígito do Número de Identificação Social (NIS) do beneficiário. Confira abaixo o calendário completo:

  • NIS de final 1: dia 14 de abril;
  • NIS de final 2: dia 17 de abril (antecipado para o sábado, dia 15);
  • NIS de final 3: dia 18 de abril;
  • NIS de final 4: dia 19 de abril;
  • NIS de final 5: dia 20 de abril;
  • NIS de final 6: dia 24 de abril (antecipado para o sábado, dia 22);
  • NIS de final 7: dia 25 de abril;
  • NIS de final 8: dia 26 de abril;
  • NIS de final 9: dia 27 de abril;
  • NIS de final 0: dia 28 de abril.

Alguns beneficiários terão o pagamento antecipado, são eles os beneficiários com o NIS de final 2 e os beneficiários com o NIS de final 6. O adiantamento faz parte das regras de antecipação que dizem que os beneficiários que recebem na segunda-feira podem movimentar o dinheiro a partir do sábado imediatamente anterior. Para isso, basta utilizar o cartão do Caixa Tem, disponível para Android e iOS.

Além disso, o Bolsa Família terá uma interrupção no dia 21 de abril, sexta-feira, devido ao feriado de Tiradentes. Neste caso, o pagamento deve retornar no sábado, dia 22 de abril, com a antecipação do pagamento dos beneficiários que possuem o NIS de final 6, conforme mostra o calendário.