×

Saiba as vantagens de colocar o CPF na nota

CPF na nota

Saiba as vantagens de colocar o CPF na nota

Uma dúvida muito comum que as pessoas têm tem a ver com a possibilidade de exigir que o CPF seja colocado em nota.

Mas afinal, para que serve essa atitude? Muita gente fala que colocar CPF na nota vai aumentar o Score, mas isso é verdade?

A partir de agora, vamos entender por que colocar CPF na nota e se de fato tal atitude na compra do produto contribuiu de fato para o aumentar sua pontuação no Score.

Entenda pra que serve o CPF na nota?

A possibilidade de o consumidor inserir o CPF em suas faturas é uma medida instituída pelo governo do estado, que tem como principal objetivo controlar os tributos e evitar a sonegação.

Aliás, colocar o CPF na conta também dificulta a circulação das notas frias.
Isso porque, quando o consumidor solicita a inclusão do CPF na fatura, o vendedor é obrigado a emiti-lo e, portanto, terá que pagar imposto sobre aquela compra.

Lembre-se que geralmente quando não há CPF na nota fiscal, pode ser que o dono da loja esteja tentando sonegar o imposto não emitido, então ele não pagará o imposto necessário que deveria ter pago para aquela compra.

No entanto, para que as pessoas se sintam estimuladas a colocar o CPF em suas notas, o governo do estado trouxe uma série de vantagens aos consumidores.

Dentre essas vantagens temos:

  • Resgate de valores ao acumular pontos colocando o CPF na nota;
  • Receber descontos para pagamento de IPVA e IPTU;
  • Participação em sorteios;
  • Realização de doação.

É importante lembrar que, como o programa é de responsabilidade dos estados, nem todos os estados adotam a medida, ou mesmo oferecem benefícios diferentes.

Para saber quais benefícios seu estado está oferecendo para incluir o CPF no seu cupom fiscal, o melhor é buscar informações na secretaria da receita do seu estado.

O CPF na nota aumenta o Score?

Um mito muito comum compartilhado por milhares de pessoas é a crença de que incluir CPF em uma nota pode aumentar sua pontuação de crédito.

Esse mito existe porque muitos acreditam que ao incluir o CPF em uma nota, bancos e órgãos de proteção ao crédito identificarão que o consumidor está realizando operações financeiras, e isso aumentará a pontuação.

No entanto, isso é apenas um mito, já que a própria Serasa e outros órgãos de proteção ao crédito informam que essa questão não é utilizada para calcular o score de crédito.

Segundo o Serasa, no cálculo do score de crédito são levadas em consideração informações como cadastro positivo, negativados, número de consultas de CPF, valor do empréstimo solicitado, renda, atraso no pagamento, entre outros.

 

CONTINUE LENDO ->

Deixe uma resposta